O Instituto Biota de Conservação realizou, nesta quarta-feira (19), a soltura de uma Tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta) no litoral lagoano. O animal foi o primeiro do estado a receber tratamento no centro de reabilitação do instituto. 

Após a recuperação, a tartaruga foi devolvida ao seu habitat natural na Praia de Guaxuma, no litoral norte de Alagoas. O momento da soltura foi registrado por funcionários e parceiros do Instituto Biota, além da população presente.

No dia 9 de dezembro de 2024, o Biota recebeu a informação de que uma tartaruga com dificuldade de natação havia sido encontrada na Praia de Japaratinga. Moradores utilizaram uma jangada para retirar o animal do mar, e a equipe do Instituto Biota de Conservação realizou o resgate na faixa de areia. A tartaruga foi encaminhada ao CRAS-Biota, onde recebeu tratamento, com apoio de exames realizados pelo CETAS/IBAMA-IMA.

Após o tratamento, biólogos do instituto consideraram o animal apto a retornar ao seu habitat natural. Além da soltura, a tartaruga recebeu anilhas fornecidas pelo Centro TAMAR/ICMBio para monitoramento pós-soltura. Assista ao vídeo: