Atualizada às 10h11
Um idoso, de 65 anos, que é Guarda Municipal e responsável pela segurança de uma clínica, foi preso, nessa quarta-feira (5), acusado de estupro de vulnerável após ser denunciado por abusar de duas crianças de 11 e 13 anos. O caso ocorreu no Conjunto Village Campestre, na Cidade Universitária, em Maceió.
Segundo informações da Rádio Pajuçara FM, o suspeito estava em horário de trabalho quando se aproximou das vítimas em um terreno baldio, local onde as meninas haviam ido para pegar frutas. Ainda de acordo com a rádio, ele tentou beijar uma delas na boca, mas as vítimas correram.
Em entrevista, um policial civil informou que o idoso pediu para que elas pegassem frutas para ele e, ao entregá-las, beijou a mão de uma delas e tentou beijar a boca de outra. Além disso, as meninas relataram que o suspeito tentou agarrá-las à força e que o beijo ocorreu no rosto, não na boca.
"Ao avistá-las, o guarda perguntou se havia mangas no terreno. Elas disseram que não, mas que havia cajus. O homem pediu para que as meninas pegassem as frutas para ele. Elas acharam normal e pegaram as frutas. Quando foram entregar, ele beijou a mão de uma e tentou beijar a outra na boca, segundo a guarnição e a própria família. Então, elas saíram correndo para avisar suas mães. Elas disseram que ele tentou agarrá-las à força, mas uma não deixou, e o beijo foi no rosto", contou o policial à Rádio Pajuçara FM.
As mães das meninas relataram que elas haviam saído para buscar folhagens para um coelho e, ao retornarem para casa, bastante assustadas, contaram o ocorrido. Elas disseram que estavam passando em frente ao posto de saúde, que estava fechando no momento, quando foram chamadas pelo suspeito.
Ainda de acordo com as vítimas, o homem chegou a abrir o portão da unidade de saúde e perguntou se elas queriam usar o banheiro ou beber água, o que foi negado por elas. Nesse momento, ele beijou a mão da mais nova e perguntou se a mais velha tinha namorado, o que foi confirmado pela Guarda Municipal. A menina relatou que, nesse momento, foi agarrada à força e que o suspeito tentou beijá-la na boca; ela conseguiu se livrar, mas ainda foi beijada no rosto. Em seguida, as duas saíram correndo.
Diante da situação, o homem foi conduzido para a Central de Flagrantes, onde ficou preso. Ao ser ouvido, o suspeito alegou que os beijos foram uma forma de agradecimento pelas frutas. Depois, afirmou ter ido descansar e foi surpreendido pela chegada da polícia.
O Guarda Municipal foi preso por guarnições do 13º Batalhão de Polícia Militar e segue detido, aguardando audiência de custódia. O caso será investigado pela Polícia Civil, por meio da Delegacia de Combate aos Crimes Contra Crianças e Adolescentes, sob o comando da Delegada Talita Aquino.
Em nota, a Secretaria Municipal de Segurança Cidadã (Semsc) informou que repudia o ato e que o caso será encaminhado à Corregedoria da Guarda Municipal de Maceió, além de ser instaurado um processo administrativo para apurar a situação. Confira a nota na íntegra:
"A Secretaria Municipal de Segurança Cidadã informa que um Guarda Municipal foi conduzido à delegacia, na manhã desta quarta-feira (5), após denúncias de assédio contra crianças no Conjunto Village Campestre, na Cidade Universitária.
A Semsc repudia qualquer conduta incompatível com a ética e os princípios do órgão e assegura que o caso será encaminhado para corregedoria. O procedimento administrativo será instaurado."