O governo federal divulgou nesta segunda-feira (30), por meio do Diário Oficial da União, a lista oficial de feriados e pontos facultativos para 2025. O calendário inclui quatro oportunidades de feriadões, que podem garantir períodos prolongados de descanso para os trabalhadores.

A primeira dessas ocasiões acontece em abril, com a celebração da Páscoa. A Paixão de Cristo será em 18 de abril, uma sexta-feira, seguida pelo feriado de Tiradentes, em 21 de abril, que cai na segunda-feira. Com isso, será possível aproveitar quatro dias de folga consecutivos.

Os outros três feriadões do ano estão previstos para quintas-feiras, permitindo a possibilidade de emendar a sexta-feira e o fim de semana, conforme decisão das empresas. 

As datas são: 1º de maio (Dia do Trabalhador), 20 de novembro (Dia da Consciência Negra) e 25 de dezembro (Natal).

Por outro lado, o calendário também traz quatro feriados que coincidem com finais de semana: 7 de setembro (Independência do Brasil), 12 de outubro (Nossa Senhora Aparecida), 2 de novembro (Finados) e 15 de novembro (Proclamação da República).

Estados e municípios podem estabelecer feriados locais por meio de legislação própria. Eventos como o Carnaval e Corpus Christi, considerados pontos facultativos no âmbito nacional, podem ser definidos como feriados em algumas localidades.