Nesta sexta-feira, 13, moradores da região de Mangabeiras estão enfrentando um caos no trânsito desde as primeiras horas da manhã. A causa do transtorno é o bloqueio total de vias devido a um evento internacional realizado em um hotel localizado no bairro de Cruz das Almas.
A situação se agravou ao longo do dia. Uma moradora do Condomínio Jardim Vaticano relatou à nossa reportagem que, desde cedo, as ruas próximas ao condomínio estavam congestionadas. “Pensei que ao voltar para casa na hora do almoço o fluxo de veículos melhoraria, mas a situação se tornou ainda mais crítica. Carros estão circulando na contramão e ruas de mão única estão sendo usadas como mão dupla, tudo isso sem a presença de agentes do Departamento Municipal de Transporte e Trânsito (DMTT)”, afirmou.
Um acidente foi registrado no início da tarde na esquina das ruas Dr. Mário Nunes Vieira e Dr. Waldemiro Alencar Júnior. Uma mulher ficou ferida no incidente, e parentes da vítima lamentaram a lentidão no socorro devido ao trânsito congestionado. “Infelizmente, não vimos nenhum agente do DMTT para orientar os motoristas. Parece que a organização do trânsito foi deixada para os participantes do evento”, desabafaram.
Além das imediações do Jardim Vaticano, os congestionamentos também afetam as Avenidas João Davino, Álvaro Calheiros, Gustavo Paiva e Álvaro Otacílio.
Bloqueio total
A reportagem entrou em contato com a assessoria de Comunicação da DMTT que ficou de verificar como se encontra o trânsito na região e apresentou o plano especial de trânsito para reunião do G20 onde mostra que nesta sexta está acontecendo o bloqueio total no trecho da Av. João Davino, que fica entre a Av. Desembargador Valente Lima e a Rua José Luiz Calazans. Com isso, o acesso à Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes de Brito pela Avenida João Davino fica isolado, sendo livre apenas para os veículos das autoridades e comboios envolvidos com o G20, além do trânsito local e ônibus do SMTU.
Outros pontos com bloqueio são os cruzamentos da Rua Ferroviário Manoel Gonçalves Filho com as ruas Dr. Mário Nunes Vieira, Dr. Roland Simon e Vereador Mironildes Vieira. Somente o tráfego de veículos de moradores é liberado.