Comprometida em manter uma comunicação transparente com seus clientes, a Equatorial Alagoas mantém um plano de manutenção da rede elétrica permanente. Todos os dias, equipes estão em campo para atuar com ações de reforço da rede elétrica. O calendário inclui manutenções que necessitam de desligamentos programados e para isso, a Distribuidora possui um cronograma de trabalho com os pontos na área de concessão que terão o fornecimento de energia interrompido temporariamente, em ruas e trechos de bairros específicos.

As manutenções programadas têm como principal objetivo levar mais qualidade e confiabilidade ao fornecimento de energia dos clientes residentes nos municípios alagoanos e as ações contemplam podas de árvores, limpeza de faixas de servidão (áreas localizadas sobre as linhas de distribuição) e instalação e substituição de postes, transformadores e cabos, entre outras atividades.

Nos serviços em que o fornecimento precisa ser interrompido, o desligamento é feito na região em que será executada a manutenção. Quando há viabilidade técnica e condição segura, a empresa também atua com chamada ‘linha viva’, onde as equipes trabalham com a rede energizada sem a necessidade de desligamento.

Para avisar aos clientes sobre o desligamento programado, as Equatoriais Alagoas mantem várias formas de comunicação, conforme estabelece a legislação informando data, horário e endereços. Por isso é importante que os clientes mantenham sempre seu cadastro atualizado junto à distribuidora de energia.

O cliente também pode se antecipar e consultar se haverá manutenção programada que atingirá sua unidade consumidora. Para isso, deve realizar o seguinte procedimento:

- acessar o site https://www.equatorialenergia.com.br/, clicar em Alagoas e ao final da página clicar em “Desligamento programado”

- Na área de Desligamento Programado, basta informar o município que estarão disponíveis a data, a localidade que receberá a ação de manutenção, horário de início e fim do serviço

Para evitar acidentes, a distribuidora também recomenda aos consumidores que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas mesmo durante o período da interrupção de energia, pois o fornecimento pode ser restabelecido antes do horário previsto.

O Gerente de Experiência com o Cliente da Equatorial Alagoas, Carlos Morais, lembra que devido a impedimentos técnicos, a programação pode sofrer atrasos ou ser cancelada sem aviso prévio. “Importante também ressaltar que caso os trabalhos sejam concluídos antes do horário previsto, a rede será reernergizada sem necessidade de outra comunicação”, explica.

Carlos destaca, ainda, que em condições climáticas severas, colisões de veículos contra postes da rede elétrica, não é possível realizar o aviso antecipado. O gerente também destaca que as manutenções programadas contemplam trechos de bairros, ruas ou locais específicos dos municípios onde é necessária a ação preventiva ou obra de melhoria, não abrangendo cidades inteiras.

A lista de manutenção programada da semana pode ser conferida aqui:

Assessoria de Imprensa da Equatorial Alagoas