A Unidade de AVC do Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, está entre as melhores do mundo no acolhimento aos pacientes acometidos pelo Acidente Vascular Cerebral, conhecido popularmente como derrame. O reconhecimento ocorreu mais uma vez este mês, pelo Programa Angels, iniciativa internacional da Boehringer Ingelheim, que concedeu à unidade hospitalar alagoana o certificado WSO Angels Award Platinum Status, atestando o alto poder de eficiência assistencial do serviço.

O novo certificado, concedido pela Boehringer Ingelheim, foi concedido em menos de dois anos da implantação da Unidade de AVC do HEA. Em maio deste ano, a UAVC recebeu o certificado Gold, mas, diante dos constantes avanços e melhorias no trabalho de salvar a vida das vítimas de derrame, um novo certificado foi concedido três meses depois.

Com 18 leitos, sendo oito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e dez de Enfermaria, a Unidade de AVC se destaca pela excelência no tratamento aos pacientes, segundo destaca o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda.

“A implantação da Unidade de AVC no HEA representou uma iniciativa fundamental para a saúde pública no interior de Alagoas, porque aumentou as chances de salvar e evitar sequelas nos pacientes que anteriormente tinham que migrar para Maceió. E a nova certificação obtida pelo serviço comprova que a medida foi acertada, diante da altíssima qualidade dos serviços ofertados”, pontuou o gestor da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), a quem o HEA é vinculado.

Excelência

A excelência no trabalho é uma marca dos serviços oferecidos pelo HEA. E este, conforme ressalta Guacyra Almeida, coordenadora-médica da Unidade de AVC, foi o fator levado em consideração pela Boehringer Ingelheim para a concessão do certificado WSO Angels Award Platinum Status.

“Essa certificação reconhece o alto padrão de qualidade e cuidado oferecido aos pacientes que sofrem AVC e que são assistidos em nossa unidade. Além de fornecer atendimento especializado e eficiente, o Hospital de Emergência do Agreste está comprometido em assegurar o melhor suporte de saúde e tecnológico para garantir a recuperação e reabilitação dos pacientes com AVC", frisou Guacyra Almeida.

Ainda de acordo com a coordenadora-médica da Unidade de AVC do HEA, a certificação WSO Angels Award Platinum Status é um reconhecimento internacional sobre o melhor desempenho no atendimento e no desfecho dos casos de pacientes acometidos pelo AVC.

“A rotina de melhorar cada vez mais o serviço e sempre buscar superar as metas, mostra que estamos entre as melhores unidades do mundo no atendimento ao AVC. É o compromisso contínuo do hospital em fornecer o mais alto nível de cuidado e melhorar a qualidade de vida dos pacientes afetados por AVC”, enfatizou Guacyra Almeida.

Constatação

Entre os pacientes assistidos pela Unidade de AVC do HEA está um idoso de 66 anos, morador do município de Estrela de Alagoas, que apresentou sintomas como desvio de rima labial, sem fala e diminuição de força. Inicialmente, foi socorrido até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Palmeira dos Índios, mas, através do aplicativo de telemedicina Join, as equipes forneceram informações para a rede exclusiva de atendimento.

Ele foi encaminhado para Unidade de AVC do HEA e submetido ao medicamento trombolítico, destinado a dissolver o coágulo no cérebro do paciente acometido pelo popular derrame. Antes de receber a medicação, o paciente foi submetido a exames de imagem e avaliação, até o caso ser diagnosticado como AVC Isquêmico. Logo após os procedimentos, o paciente apresentou melhoras no déficit motor e no desvio labial.

Equipe Dedicada

Segundo o coordenador de Enfermagem da Unidade de AVC do HEA, Evânio Silva, a equipe multiprofissional está sempre de olho em oportunidades para acolher e buscar a resolução de cada caso. "Este certificado é resultado de muita dedicação da gestão do Hospital de Emergência do Agreste e dos profissionais, proporcionando mais qualidade de atendimento para os pacientes”, frisou.

Visão compartilhada pela diretora-geral do HEA, fonoaudióloga Bárbara Albuquerque. Isso porque, de acordo com ela, a rotina dos profissionais de saúde da maior unidade hospitalar do interior do Estado, mais uma vez, coloca a instituição no patamar de excelência nos serviços de saúde.

“Os profissionais são incansáveis no foco de salvar a vida de nossos pacientes. Recebemos com muito orgulho a notícia sobre mais um certificado internacional. Importante para mostrar que o direcionamento está correto e, tenho certeza que nossos profissionais irão continuar buscando mais melhorias para o serviço”, ressaltou.