Um golpe que circula em denúncia nas redes sociais mostra uso de dados reais, como nome completo, CPF, endereços e códigos de rastreamento de encomendas reais. A mensagem, que chega via SMS, informa uma suposta taxação alfandegária em compras online. 

Usuários de números de celular registrados no Brasil vêm denunciando que uma mensagem, supostamente dos Correios, via SMS chega aos números, informando de uma taxação alfandegária de uma compra online e a necessidade de acesso por um link enviado junto a mensagem para ser feito um o pagamento para liberação do produto. Trata-se de um golpe que se utiliza de dados reais de clientes. 

Além disso, os criminosos enviam um link para o pagamento da suposta taxa, que leva para um site similar ao dos Correios, onde mostra os dados pessoais, bem como dados da encomenda.

 

 

Ao CadaMinuto, o servidor público de Maceió, Richard Plácido, contou que recebeu essa mensagem, contendo a informação da taxação e o link para o falso site dos Correios. O servidor comprou recentemente um fone de ouvido na China e esperava a chegada do produto quando recebeu o SMS.

“Eu comprei um fone, que vem da China, e aí o fone já está chegando, já está no Brasil. Não foi taxado, ele passou, recebi essa mensagem (na última sexta-feira, dia 2) dizendo que foi taxado e dizendo para clicar no link, mas eu não cliquei, é claro. Então, fui no site dos Correios e vi lá que chega hoje (nesta segunda, dia 5)”, contou Richard.

Ele disse que desconfiou da mensagem, e resolveu conferir o site dos Correios antes de clicar no link. Ele ainda ressaltou o risco que sofreu “Eu ia clicar, mas pensei ‘oxi que negócio estranho’ acho que é desses que a galera clica e rackea o Whatsapp do cara”, destacou o servidor. 

O que fazer para evitar o golpe dos Correios?

Vale lembrar que não é recomendável clicar em qualquer link que você recebe por SMS, e-mail ou WhatsApp. Para saber se sua encomenda foi taxada, consulte sempre o site e aplicativo oficial dos Correios e informar o código de rastreamento na seção Minhas Importações.

As taxas alfandegárias podem existir, mas somente em encomendas internacionais, especialmente aquelas que não passaram pelo programa Remessa Conforme, utilizado pelo AliExpress, Shopee e outros marketplaces estrangeiros. Se esse for o seu caso, o tributo provavelmente foi recolhido no momento da compra.

Compras nacionais não pagam taxas alfandegárias. Se você comprou em alguma loja do Brasil, desconfie de mensagens como essa. Na dúvida, procure o estabelecimento.