O presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems-AL), Rodrigo Buarque – vice-presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) participou hoje (2) em Marechal Deodoro da inauguração do Centro Especializado de Referência de Atendimento ao Transtorno do Espectro do Autismo (Certea – TEA). A vice-presidente do Cosems-AL Paula Gomes e a assessora técnica Mirna Vaz também prestigiaram o evento. Os titulares do Conselho consideram o momento importante para a saúde pública do Estado de Alagoas.
Vale ressaltar que a Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência tem observado um expressivo aumento na demanda de pessoas com diagnóstico de autismo e a necessidade de tratamento adequado e em tempo oportuno. A assessora Técnica do COSEMS Mirna Vaz, que acompanha a citada rede junto à Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau), destacou que o atendimento a pessoas com TEA, além de garantir a oportunidade de aprender e se desenvolver, deve apoiar os pais e cuidadores a entenderem melhor e cuidar dos seus filhos.
O Certea é um ponto de atenção ambulatorial, integrante da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência, especializado em reabilitação/habilitação, que realiza avaliação, diagnóstico e acompanhamento multiprofissional de crianças e adolescentes com TEA. O Centro oferta os serviços especializados por meio de uma equipe multidisciplinar composta por profissionais de Fonoaudiologia, Psicologia, Serviço Social, Terapia Ocupacional, Fisioterapia, Nutrição, Pedagogia, Medicina Especializada (Neurologia e Psiquiatria), música e Educação Física.
O secretário de Saúde de Marechal Deodoro, Sival Clemente, afirmou que o objetivo é garantir os direitos das pessoas com TEA e suas famílias, promovendo mudanças na organização de trabalho, práticas sociais e nas relações entre famílias e profissionais, bem como promover uma sociedade mais inclusiva. Também estiveram na solenidade a supervisora da rede de cuidados à Pessoa com Deficiência da SESAU, Adeline Soraya, a secretária da 1ª Infância Caroline Leite, dentre outras autoridades de igual relevância