Com investimento de R$ 43 milhões, a EEE-03 foi implantada por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP) entre a Casal e a Sanama, que faz parte do grupo GS Inima, e vai beneficiar diretamente 130 mil pessoas.
A elevatória fica na Travessa Padre Cícero, ao lado do novo IML, no Tabuleiro, e recebe, por meio de um coletor-tronco, o esgoto bruto, isto é, in natura, das seguintes localidades: Tabuleiro do Martins, Santa Lúcia, Santos Dumont e Clima Bom.
Em seguida, o efluente é bombeado pelos equipamentos da própria EEE-03 até a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Benedito Bentes, que já opera desde 2019, quando foi inaugurada. É na ETE onde o efluente bruto passa por tratamento, em conformidade com a legislação ambiental e com o uso de tecnologia moderna, até resultar em um líquido que pode ser reaproveitado ou devolvido à natureza sem causar nenhum impacto.
Em seu discurso na solenidade de inauguração, o governador Paulo Dantas frisou a felicidade que tem por ver o quanto a iniciativa privada confia em Alagoas.
“O setor produtivo acredita e vem investir aqui em Alagoas. Queremos falar com todos vocês que fazem a Sanama, o governo vai estar junto, integrado, para levar sempre um serviço de qualidade à população. Investir em esgotamento sanitário é contribuir para melhoria na saúde pública, qualidade de vida e meio ambiente, por isso, saneamento é uma prioridade para o governo”, destacou.
“Com trabalho, ações corretas, projetos inovadores e arrojados, buscando modernização, inovação, vamos continuar dando bons exemplos para o Nordeste e para o Brasil”, acrescentou Paulo Dantas.
O presidente da Casal, por sua vez, apontou que o mais gratificante é o legado que o governo do Estado e a Companhia deixam para a população. “Estamos tendo a oportunidade de deixar mais de 55% da cidade de Maceió com rede coletora, estação elevatória e estação de tratamento de esgoto”, citou Luiz Neto.
“A estação de tratamento para a qual essa elevatória envia o efluente tem tecnologia norueguesa, de última geração e capacidade de atender todos os parâmetros ambientais. Quando há comprometimento do governo, da Companhia e da iniciativa privada, entregamos equipamentos que geram mais saúde, mais qualidade do meio ambiente e desenvolvimento econômico”, emendou o presidente da Casal.
Para o presidente do grupo GS Inima, Paulo Roberto de Oliveira, o principal trabalho de agora por diante é fazer as interligações que os bairros precisam para que todos tenham acesso à rede coletora de esgoto. Ele citou que, desde o início do contrato, já foram investidos pela PPP no Sistema de Esgotamento Sanitário do Tabuleiro do Martins perto de R$ 200 milhões. “Ainda temos cerca de 80 milhões de reais a investir daqui até o final do contrato, para universalizar o serviço em toda a parte alta de Maceió. Para nós da GS Inima é mais um marco do que estamos fazendo, com qualidade e responsabilidade”, destacou.

Sobre a PPP
A PPP entre Casal e Sanama teve início em 2014, quando houve a assinatura do contrato. Nos anos seguintes, começaram as obras de construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), situada no Benedito Bentes, e implantação de dezenas de quilômetros de redes coletoras, caixas de inspeção em cada imóvel contemplado, além de coletores-tronco e estações elevatórias.
A meta é beneficiar 300 mil habitantes dos bairros Cidade Universitária, Santos Dumont, Clima Bom, Tabuleiro do Martins, Santa Lúcia, Antares e Benedito Bentes.
Vale esclarecer que os demais bairros de Maceió onde havia rede coletora de esgoto já implantada e operando passaram para a gestão da concessionária BRK em julho de 2021. As localidades que ainda não possuem rede coletora e que estão fora do escopo de atuação da PPP entre Casal e Sanama também passaram para a BRK, que deverá fazer os investimentos necessários nesse serviço ao longo da concessão.
*Com Ascom Casal