Uma pesquisa realizada pelo Serasa Experian, e divulgada nesta quinta-feira (4), aponta que apenas 0,15% dos alagoanos são consumidores de 'streaming’, ou seja, plataformas online de transmissão de conteúdo em áudio e vídeo, tornando Alagoas o estado do Brasil que menos utiliza o serviço. Numa base composta por 186,4 milhões de CPFs, 12,8% foram identificados como consumidores dessas ferramentas, aproximadamente 23,8 milhões de brasileiros.

"A ascensão dos serviços de streaming no Brasil reflete uma mudança cultural significativa, em que a conveniência e a personalização do conteúdo são altamente valorizadas pelos consumidores. Entender o comportamento desses consumidores ajuda o mercado não só a entender que tipo de conteúdo agradou esse público, mas também a direcionar campanhas de vendas e marketing customizadas de acordo com suas preferências. Para as empresas que têm esse tipo de consumidor como público-alvo, contar com ferramentas acuradas que otimizam o direcionamento de campanhas de vendas e marketing para essa audiência é um diferencial competitivo, uma vez que a estratégia auxilia as empresas a alcançarem o grupo de pessoas que mais importa para elas: aqueles mais propensos a converter", explica a Diretora de Marketing Services da Serasa Experian, Isabela Torres.

Perfil dos "consumidores de streaming": dados demográficos

Do total de consumidores de streaming identificados pelo estudo, considerando a base da pesquisa, a maioria tem entre 34 e 43 anos (28,4%), 50,4% são do gênero masculino e a concentração maior está nas regiões Sudeste e Sul. Confira o infográfico abaixo com todas as informações::

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Em relação à faixa de renda, a pesquisa indicou que a maior parte dos consumidores de serviços de streaming recebe mensalmente entre R$ 2,5 mil a R$ 5 mil (41,7%) e se concentram na classe AB (70,5%). Na tabela e no gráfico a seguir, veja o detalhamento completo deste recorte comparado à população brasileira:

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Fraudes com meios de pagamento e vazamento de dados são os mais temidos pelas pessoas e apenas 2% disseram que não temem sofrer golpes. Veja, no gráfico abaixo, o levantamento completo desta visão:

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Consumidores de streaming são bons pagadores

O estudo mostrou, ainda, que 34,3% dos consumidores de streaming no país têm Score de Crédito acima de 751. Essa faixa de pontuação considera os bons-pagadores e que podem aproveitar as melhores condições de empréstimos e financiamentos do mercado.

 

Outras afinidades: compras e assinaturas

Do total de consumidores de streaming no Brasil, a pesquisa indicou que 93,8% tendem a realizar compras on-line. "Esse dado é um indicativo claro da convergência entre entretenimento digital e o comércio eletrônico no Brasil. É importante entender a afinidade de um perfil específico com outras tendências para delinear estratégias de marketing digital com insights valiosos para a personalização de conteúdo e ofertas, aumentando assim a relevância e eficácia das campanhas digitais", elucida Isabela.

Outro dado inédito que a pesquisa trouxe foi de que 67,9% tendem a consumir TV por assinatura e 70,9% têm características de viajantes.

 

Metodologia

Para realizar a pesquisa "Perfil dos Consumidores de Streaming no Brasil", em janeiro de 2024, foi combinada inteligência analítica com o ecossistema de big data da Serasa Experian por meio do Polis, solução da Datatech voltada para o mercado de marketing que gera insights e possibilita o estudo e segmentação de audiências a partir de filtros exclusivos. Para segmentação do público, foi utilizada a combinação do perfil de clientes com base na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) e com segmentação de "Consumidores de Serviços de Streaming". Os dados são captados e analisados em consonância com a Lei Geral de Proteção de Dados nº 13.709/2018 (LGPD).

A Serasa Experian combina os melhores dados da América Latina com inteligência analítica, expertise e tecnologia. Por isso, é capacitada para realizar análises acuradas e oferecer a clientes a capacidade de estudar mercados e segmentar campanhas de marketing, possibilitando que empresas possam chegar a seus públicos-alvo mais propensos à conversão.

 

*Com Serasa  Experian