Em um plenário lotado, durante sessão solene realizada na tarde desta segunda-feira (10), na Assembleia Legislativa do Estado (ALE), o médico Renato Rezende Rocha recebeu o título de Cidadão Honorário de Alagoas, proposto pela deputada estadual Cibele Moura. Além dele, o vice-presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, desembargador Orlando Rocha Filho, também recebeu a honraria, proposta pela ex-deputada Ângela Garrote.

 

“Dr. Renato não é apenas um exemplo de excelência profissional, mas também de dedicação e compromisso com a saúde e bem-estar da comunidade alagoana. Sua trajetória é marcada por uma inabalável ética de trabalho, paixão pela medicina e um profundo amor por sua família e sua terra natal”, declarou a deputada, durante a sessão conduzida pelo presidente da Casa de Tavares Bastos, deputado Marcelo Victor.

 

Cibele destacou que a contribuição do profissional à medicina e à sociedade é inestimável, e que os benefícios proporcionados por Renato atingiram inúmeros alagoanos ao longo dos anos.

 

Já o médico afirmou que se sentia orgulhoso em receber a honraria e agradeceu à deputada pela proposição do título:

 

"Tive grandes oportunidades de ficar no Rio de Janeiro, onde fiz minha residência, mas meu propósito era voltar para Maceió e dar minha contribuição à sociedade. E assim o fiz, nunca me arrependo e estou aqui até hoje, quase 47 anos após formado. Não tenho nenhum arrependimento de nada que fiz ou deixei de fazer. Minha vida sempre foi pautada por trabalho, decência e honestidade, procurando sempre aperfeiçoar e dar o melhor de mim aos meus pacientes e à sociedade”.

 

Na ocasião, estiveram presentes as deputadas Fátima Canuto, esposa de Renato, a ex-deputada Ângela Garrote, além de outros parlamentares e autoridades do Poder Judiciário.

 

Sobre o homenageado

 

Renato Rezende Rocha, segundo dos sete filhos de Orlando Rocha e Maria do Valimento Rezende Rocha, nasceu em Guanabara, no Estado do Rio de Janeiro, em 1952. Aos três anos, sua família se mudou para Maceió, onde Renato deu início à sua jornada educacional. Estudou no Chapeuzinho Vermelho, no Grupo Escolar Experimental, e depois no Colégio Marista de Maceió, onde concluiu o curso primário e foi admitido ao ginásio. Seu ensino médio foi completado no Colégio Marista de Apipucos, em Recife, onde foi interno por três anos, e finalizou os estudos científicos no Colégio Estadual de Alagoas.

 

Em 1972, Renato iniciou o Curso de Medicina na Escola de Ciências Médicas de Alagoas, concluindo sua formação em 1977. Em seguida, especializou-se em cirurgia oncológica, realizando sua residência médica no Hospital de Oncologia no Rio de Janeiro, de 1978 a 1981. Retornou a Maceió, onde ingressou no corpo clínico da Santa Casa de Misericórdia, no Hospital de Pronto Socorro de Maceió (hoje HGE), e como cirurgião no Hospital de Doenças Tropicais.

 

Possui títulos de especialista em mastologia, cirurgia de cabeça e pescoço, e é reconhecido como um dos pioneiros em diversas técnicas cirúrgicas no estado, com milhares de cirurgias realizadas. Ele foi um dos médicos fundadores da Santacoop e desempenhou um papel crucial como Diretor Médico da Unidade 24 horas da Santa Casa de Maceió. Por 12 anos, exerceu os cargos de Vice Diretor Médico e Diretor Interino, além de coordenar o Departamento de Cirurgia da instituição. Durante 20 anos consecutivos, foi Conselheiro do Conselho Regional de Medicina (Seccional AL) e é Conselheiro membro vitalício da Assembleia Geral da FEJAL - CESMAC.