A equipe do Programa de Atenção Integral à Saúde da Criança da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou ações alusivas à Semana Nacional de Doação de Leite Humano nas Unidades de Saúde Hamilton Falcão (Benedito Bentes) e José Araújo (Jacintinho). O objetivo foi mobilizar as usuárias das duas unidades e promover a conscientização sobre a importância do aleitamento materno, através da educação em saúde. 

As atividades aconteceram na terça-feira (21) e quarta-feira (22) e buscaram conscientizar ainda sobre a importância da doação de leite. Durante o evento, que reuniu mulheres puérperas com suas crianças que são atendidas nas unidades de saúde, foram realizados bate-papos sobre métodos de amamentação, com próteses mamárias para demonstração da retirada adequada de leite materno e métodos adequados de amamentação.

Além das técnicas de amamentação, foi destacada pela equipe multiprofissional a necessidade de doar leite para salvar vidas de bebês prematuros e de alto risco que estão precisando do alimento ouro, como é conhecido o leite humano. Também foram esclarecidos os benefícios do ato de amamentar. A palestra sobre o tema foi conduzida com acolhimento, a fim de facilitar o entendimento e mobilizar o máximo de mulheres para adotar o ato da doação.

De acordo com Marglene Oliveira, coordenadora técnica de Atenção Integral à Saúde da Criança, o posto de coleta da URS Hamilton Falcão tem o papel de mobilizar e colher o alimento ouro para ser distribuído para crianças de alto risco na UTI neonatal do Hospital Universitário Alberto Antunes, na Cidade Universitária. 

“Desde a implantação em 2022 foram coletados mais de 170  litros de leite.  Um número que pode crescer com a ajuda de doadoras para salvar vidas.  Um litro  de leite salva até 10 vidas, por isso é necessário enfatizar esse ato de amor e solidariedade”, destaca.

Doação

Para doar basta estar com exames de HIV, sífilis, hepatite B e C atualizados. Os testes rápidos podem ser realizados no próprio posto de coleta da URS  Hamilton Falcão. A mulher doadora não pode estar fazendo uso de medicações, como antibióticos. 

Após a verificação desses requisitos é feito o cadastro e ela logo poderá doar seu leite comparecendo ao posto de coleta, ou de forma domiciliar, onde profissionais da saúde vão até a casa da mamãe fazer a coleta.