O Maio Amarelo é um movimento marcado por ações que têm como objetivo conscientizar a população para a redução de acidentes de trânsito. E, quando o assunto é energia elétrica, um dos principais prejuízos que podem colocar em risco a vida de condutores e pedestres é o de colisão com postes. De acordo com um levantamento da Equatorial Alagoas, o 1º trimestre de 2024 já registrou quase metade do número total de ocorrências desta natureza do ano de 2023.
Comprometida com a preservação da vida das pessoas e a confiabilidade de suas operações, a Distribuidora realiza, a partir desta terça-feira (21), ações educativas, como panfletagens, blitz e palestras em escolas, tanto em Maceió quanto em Arapiraca, que reforçam orientações de segurança alertando que a atenção ao volante é um compromisso que assumimos com a vida.
Ações educativas - A primeira palestra educativa será realizada na Escola Municipal Jaime de Altavilla, localizada no bairro da Santa Lúcia, em Maceió. No dia 23/05 será a vez dos estudantes da Escola Estadual Professor Mário Broad, na Jatiúca, serem contemplados por dinâmicas de conscientização sobre a segurança no trânsito e, no dia 24/05, as atividades na capital se encerram na Escola Estadual Maria das Graças de Sá Teixeira, no bairro do Feitosa.
Em Arapiraca, a programação segue na semana seguinte. No dia 27/05, na Escola Estadual de Educação Básica Lions Club, e, no dia 28/05, no Colégio Santa Esmeralda e na Escola Estadual de Educação Básica Costa Rêgo. Tanto na capital quanto no interior, equipes da concessionária também vão realizar blitz de trânsito percorrendo avenidas e cruzamentos com faixas, cartazes e distribuição de panfletos da campanha.
Ranking de acidentes é liderado por Maceió e municípios do Agreste e Sertão
Os meses de janeiro, fevereiro e março de 2024 contabilizaram 177 colisões envolvendo postes, segundo dados apurados pela concessionária de energia elétrica. Já o número total de acidentes desta natureza durante todo o ano de 2023 foi de 443. As estatísticas também revelam os municípios mais afetados. O ranking do primeiro trimestre do ano é liderado pela capital Maceió, com 21 acidentes registrados no período, seguido de cidades localizadas no Agreste e no Sertão do estado.
São elas: Arapiraca (14), Girau do Ponciano (7), Limoeiro de Anadia (6) e Santana do Ipanema (6). Os municípios de Maragogi e Penedo, por sua vez, também chamam atenção e se destacam com o registro de 6 sinistros cada. O executivo de Segurança da Equatorial Alagoas, João Marcos Porfírio, explica que, geralmente, colisões envolvendo postes são motivadas por dois fatores principais: desrespeito às leis de trânsito e imprudência.
“Os prejuízos vão muito além de danos materiais e também envolvem a possibilidade de choques elétricos, incêndios e até morte dos passageiros e do próprio condutor. Também é importante ressaltar que ocorrências desta natureza podem danificar a rede de distribuição e deixar moradores sem eletricidade. Neste caso, o tempo de reestabelecimento no fornecimento de energia elétrica pode ser maior já que, muitas vezes, a concessionária precisa reconstruir todo o trecho da rede danificada, substituindo postes e fios de energia”, destaca.
Unidades residenciais, estabelecimentos comerciais, escolas, hospitais e farmácias são exemplos de locais que dependem do fornecimento contínuo de energia elétrica e que podem ser prejudicados por esse tipo de ocorrência.
Como proceder em casos de acidentes com postes
O primeiro passo é realizar o isolamento da área e acionar a Equatorial pelo 0800 082 0196 e o Corpo de Bombeiros pelo 193. Em ocorrências onde cabos energizados caiam no chão ou até mesmo sobre o veículo, os ocupantes devem permanecer dentro dele até a chegada das equipes da Distribuidora para a realização dos procedimentos cabíveis com a máxima segurança. Já em caso de incêndio, a orientação é saltar para fora do automóvel com os dois pés juntos e se afastar do carro com passos curtos, arrastando os pés, por, no mínimo, 25 metros.
A Equatorial Alagoas também orienta que os pedestres que estiverem circulando próximo ao local do acidente não se aproximarem de fios e cabos partidos e jamais toquem em pessoas ou objetos que estejam em contato com a rede elétrica.
Foto: Henrique Pereira
Assessoria de Imprensa da Equatorial Alagoas