Deputada Gabi Gonçalves convoca Audiência Pública para debater a invisibilidade do trabalho no lar

09/05/2024 16:47 - Política
Por Assessoria
Image

 

No Mês das Mães e do Trabalhador, a Deputada Gabi Gonçalves convocou uma audiência pública para o dia 13 de Maio, a partir das 09h, na Assembleia Legislativa de Alagoas, com o tema: "A invisibilidade do trabalho no lar", com o intuito debater a importância do trabalho invisível feminino que sustenta a sociedade.

 

“Será um dia para enxergar o que tem sido invisível por tanto tempo e garantir que o trabalho no lar seja reconhecido, respeitado e valorizado. Queremos principalmente trazer essas experiências para fora de casa e ouvir as vozes das mulheres da nossa Alagoas que desenvolvem esse trabalho, para que assim possamos promover a economia do cuidado e planejar ações que tragam mudanças reais", destacou a deputada Gabi Gonçalves.

 

O trabalho invisível feminino vale ao menos 8,5% do PIB (Produto Interno Bruto), segundo pesquisadores do FGV Ibre (Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas). Esse trabalho vai além das tarefas rotineiras, envolve cuidar da casa, da família, da alimentação, da limpeza, o zelo com crianças, idosos, pessoas doentes ou com necessidades especiais, como se fosse responsabilidade inerente da mulher.

 

Essa função sustenta a estrutura básica da sociedade, permitindo que outros membros da família possam sair para trabalhar ou estudar, de forma que sem isso, não seria possível a existência de qualquer atividade remunerada. Mas a desvalorização do trabalho doméstico reflete não apenas uma questão de gênero, mas também uma falha na forma como a sociedade reconhece e valoriza diferentes formas de trabalho.

 

A expectativa é que a Audiência Pública seja um espaço para um debate construtivo, promovendo a conscientização sobre igualdade, economia do cuidado e saúde materna, além de reconhecer o trabalho desenvolvido no lar por cada mulher alagoana.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..