Galerias pluviais e crateras em condomínios: MP intervém para evitar “tragédia anunciada” que pode atingir em média duas mil pessoas

16/04/2024 06:15 - Vanessa Alencar
Por Vanessa Alencar
Image

Os municípios de Rio Largo e Satuba devem apresentar ao Ministério Público Estadual (MP-AL) um projeto de execução do novo caminho para escoamento das águas pluviais entre os dois municípios, a fim de evitar inundações que têm afetado centenas de residências localizadas entre as cidades e de afastar o perigo de desmoronamento de galerias pluviais.

O MP, por meio da Promotoria de Justiça de Satuba, instaurou Procedimento Administrativo para acompanhar a situação, com base em representações de moradores de condomínios residenciais situados em Satuba, e de moradores de casas populares na região limítrofe entre Satuba e Rio Largo. 

Eles alegam a dificuldade de escoamento das águas pluviais e a consequente abertura de “enormes crateras”, colocando em perigo a vida de famílias inteiras que moram na região, principalmente em períodos chuvosos. 

No dia 10 deste mês o assunto foi discutido durante uma reunião realizada no MP, entre o promotor Magno Moura e representantes do Instituto do Meio Ambiente (IMA), de Rio Largo e Satuba.

“Chegou-se a conclusão como devem ser escoadas as águas pluviais de Rio Largo para Satuba, porque do jeito que está atualmente não pode continuar, porque está colocando em risco a vida de pessoas que moram em conjuntos residenciais em Satuba, em razão de serem galerias pluviais que passam por debaixo dos residenciais”, explicou o promotor, ao blog.

“Se essas galerias pluviais desmoronassem seria uma tragédia anunciada, porque poderia engolir várias casas. Na verdade, são 167 residências que estão correndo perigo diretamente e, indiretamente, mais de 300. Isso, em média de famílias, dá mais de duas mil pessoas que estão nessa situação”, completou Magno Moura.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..