Palmeira dos Índios é uma das finalistas da 12ª edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora

14/04/2024 11:02 - Interior
Por Assessoria
Image

A Prefeitura de Palmeira dos Índios, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, é uma das finalistas da 12ª edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora, que acontecerá na segunda-feira (15), às 18h30, na Associação Comercial em Maceió. A ideia é reconhecer os gestores públicos mais comprometidos com o desenvolvimento socioeconômico dos municípios, com destaque aos projetos que estimulem o empreendedorismo, a competitividade dos pequenos negócios, a modernização da gestão pública local e o aprimoramento do ambiente de negócios.

30 projetos de 18 prefeituras foram inscritos para o prêmio deste ano. Palmeira está na final com o projeto “Costutlrando Sonhos”, um trabalho da cadeia produtiva têxtil do município que gera centenas de empregos, cresce a cada ano e ganha licitações em várias partes do Nordeste.

O prêmio está dividido em 10 categorias: simplificação e fomento do empreendedor, sala do empreendedor, compras governamentais, empreendedorismo na escola, inclusão produtiva, turismo e identidade territorial, sustentabilidade e meio ambiente, empreendedorismo rural, cidade empreendedora e governança governamental.

Para o prefeito Júlio Cezar, este modelo de empreendedorismo tem chamado a atenção de muitos órgãos. “Eles funcionam em uma espécie de cooperativa, mas cada um é independente e quando tem um trabalho grande todos participam e produzem. E nós temos dois cases dessa cadeia têxtil em Palmeira dos Índios. O primeiro case, com relação à pandemia, fez máscaras, roupas para o Hospital de Palmeira, produziu capote e jaleco. Mas chegou um momento em que o Estado queria abastecer as suas unidades com esses artigos, houve desabastecimento no mercado e não tinha quem entregasse, a não ser que comprasse da China. Foi quando o setor têxtil de Palmeira terminou abraçando essa causa e passou a atender todo o estado, produzindo com essa cadeia gigante que hoje eles são”, explicou o prefeito.

E continuou. “Tem também o terceiro case que são as costureiras de ‘fundo de quintal’, aquela que tem uma maquinazinha na garagem, em um quartinho de casa. Ela também participa da cadeia quando aparece uma grande produção. Todos foram treinados e capacitados para isso. Inclusive, o escritório de Alagoas, em São Paulo, descobriu essa cadeia têxtil aqui e agora prospecta futuros parceiros que querem terceirizar a sua mão de obra. E a cadeia têxtil de Palmeira concorre a isso também. É um setor que a gente tem apoiado muito e, inclusive, criamos uma lei para garantir vantagens para aqueles que participam da licitação. Essa cadeia já produz todo o uniforme das escolas, da Saúde, entre outras repartições de Palmeira, e a gente tem tido essa experiência grandiosa”, destacou o prefeito Júlio Cezar.

E finalizou. “Porque isso gera emprego, o recurso fica circulando no município e, na última semana, a gente trouxe o estado para ser parceiro da cadeia têxtil de Palmeira. Aos poucos, visto que eles têm 20 anos de mercado, a cadeia vai se apresentando e crescendo, assim como Toritama, Caruaru e Santa Cruz, que não começaram do nada, mas tiveram muito trabalho para crescer. Parabenizo o Sebrae e a todos os parceiros do Sebrae por esta iniciativa em premiar as prefeituras empreendedoras”.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..