A Prefeitura de Santana do Ipanema realizou na última quinta-feira (27), o 1º Fórum Comunitário do Selo UNICEF (2025–2028), marcando oficialmente o início das atividades do município na nova edição do Selo, iniciativa reconhecida internacionalmente por incentivar avanços reais na garantia de direitos da infância e adolescência.
O evento foi realizado com a presença de representantes da gestão municipal, conselhos de direitos, profissionais da rede de assistência, educação, saúde e políticas para mulheres, além de integrantes do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA) e lideranças comunitárias.
A programação teve início com apresentações culturais da Orquestra Dr. Isnaldo Bulhões e do Grupo de Maculelê do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV/CRAS), protagonizadas por crianças e adolescentes.
Durante a abertura, o articulador municipal do Selo UNICEF, Everton Gaia, destacou a relevância do fórum para consolidar o compromisso do município com o fortalecimento das políticas públicas.
“O fórum é fundamental para que possamos dialogar com toda a rede de proteção e com a comunidade, alinhando propostas e estratégias de forma participativa. Esse é um momento de diálogo, de pactuação e de reforço do compromisso que Santana do Ipanema assume com suas crianças e adolescentes”, afirmou Everton.
A palestra “A importância da intersetorialidade no trabalho da gestão municipal”, conduzida pela diretora de planejamento da Secretaria Municipal de Saúde, Theny Mary, destacou o papel da atuação integrada entre as diferentes áreas da administração pública.
Durante o evento, foi apresentado ainda o Plano Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, documento que reúne metas, estratégias e compromissos que irão orientar o trabalho da rede de proteção.
Nesta edição do Selo, o Fórum Comunitário foi realizado em duas etapas. Antes do encontro principal, aconteceu o Pré-Fórum, no dia 6 de novembro, reunindo representantes de toda a rede de proteção. Na ocasião, os técnicos apresentaram um plano de ação inicial, que foi discutido e aprimorado coletivamente, resultando na versão final do plano apresentada no fórum.
A partir de agora, Santana do Ipanema segue com a implementação das ações pactuadas, que serão monitoradas de forma contínua ao longo de todo o ciclo do Selo UNICEF.









