A partir desta terça-feira (2) até quinta-feira (4), os moradores do bairro Cidade Universitária serão beneficiados com mais uma ação itinerante da Secretaria de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar (Semdes). Eles terão acesso aos serviços do Cadastro Único (CadÚnico) para programas sociais, que serão oferecidos no CMEI Professora Fúlvia Maria de Barros Mott Rosemberg, localizado na Avenida Marília Mendonça, na Cidade Universitária, das 9h às 15h. Serão disponibilizadas 60 fichas para atendimento diário.
As famílias da região que comparecerem a unidade poderão tirar dúvidas sobre programas sociais e poderão fazer consultas, inclusão e atualização no CadÚnico, além do recadastramento do Programa Bolsa Família e solicitação da Carteira do Idoso. Também serão realizados atendimentos do programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC). Além desses serviços a ação ofertará cortes de cabelo gratuito para a comunidade.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Social, Fernando Davino, as ações itinerantes são uma oportunidade para que mais pessoas tenham acesso aos serviços, com a comodidade de ser atendido próximo de sua residência. “Conseguimos oferecer todos os serviços do CadÚnico à população, próximo ao local onde moram, sem tumultos, nem filas, já que muitos não tem como se deslocar até as unidades da Semdes”, destacou.
Para o atendimento do Cadastro Único, além dos documentos pessoais, é preciso levar os documentos da família.
PROCAD-SUAS
Essa ação faz parte do programa de Fortalecimento Emergencial do Atendimento do Cadastro Único no Sistema Único da Assistência Social (PROCAD-SUAS) criando oportunidade para acesso a serviços, benefícios e programas sociais a pessoas que necessitam da Assistência Social e outras políticas públicas, mas que ainda estão fora do Cadastro Único ou estão com dados desatualizados.
A ação visa atualizar e regularizar cadastros unipessoais, visto que existe um volume significativo de registros unipessoais e de cadastros com informações inconsistentes ou desatualizadas no Cadastro Único permitindo que membros de uma mesma família, que estão cadastrados separadamente, recebam mais de um benefício, ao mesmo tempo em que segmentos mais vulneráveis da população ficam excluídos dos programas sociais.
O PROCAD-SUAS também tem objetivo de fazer busca ativa de famílias pertencentes aos Grupos Populacionais Tradicionais e Específicos, em especial população em situação de rua e povos indígenas. Pessoas idosas, pessoas com deficiência; e crianças em situação de trabalho infantil também são públicos prioritários do Programa.
*Com Ascom Semdes










