Iplan inicia revitalização da Praça da Macaxeira, no Jacintinho

25/03/2024 10:17 - Maceió
Por Redação*
Image

O processo de revitalização da Praça da Macaxeira, situada no bairro do Jacintinho, foi iniciado pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maceió (Iplan). Esta ação visa a transformação do ambiente físico, mas também promete uma melhoria significativa na qualidade de vida da comunidade local, criando espaços de convivência mais agradáveis e acessíveis.

Com uma área total de 485,65 m² e um investimento superior a R$330 mil, o projeto busca renovar a estética do espaço, além de promover a funcionalidade e a sustentabilidade ambiental. Mariana Brol, arquiteta responsável pelo projeto no Iplan, detalha os principais objetivos técnicos da intervenção.

"Nosso principal foco foi criar um espaço de convívio inclusivo e acessível para a comunidade local, isso envolveu a implementação de infraestrutura adequada para garantir a mobilidade de pedestres e pessoas com deficiência, bem como a criação de áreas de descanso confortáveis e seguras”, afirmou Mariana.

Além disso, o projeto incorpora uma abordagem ambientalmente consciente ao incluir jardins paisagísticos, não apenas para embelezar o local, mas também para promover a biodiversidade e a gestão sustentável das águas pluviais. A introdução de um ponto de coleta seletiva de lixo também é destacada, com o objetivo de reduzir o impacto ambiental e promover a reciclagem na comunidade.

A participação ativa da comunidade local no processo de planejamento e implementação do projeto é evidente, com consultas públicas e sessões de feedback conduzidas pelo Iplan. Essa abordagem participativa visa garantir que as necessidades e preocupações dos moradores sejam integralmente consideradas..

À medida que as obras avançam, o Iplan mantém um foco contínuo na qualidade e na eficiência da execução do projeto. Testes de materiais e padrões de construção são aplicados para garantir a durabilidade e a segurança das instalações.

 

*Com Ascom Iplan

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..