WHITESNAKE E SUA OBRA PRIMA DO HARD ROCK

14/03/2024 20:47 - Blog Roqueiro Mofado
Por Fernando Godoy
Image

         Nenhum fã de hard rock/heavy metal duvida da força destes subgêneros do velho e amado rock’n’roll, que o ano de 84 foi um marco de proporções sentidas até hoje. Somente para ilustrar: Powerslave do Iron (confere o texto dos dez melhores álbuns, conferir), Perfect Strangers do Purple (dá uma lida no texto Retorno Triunfal, conferir); Ride the Lighting, do Metalica (confere os dez melhores álbuns, conferir).

        Pois bem, aqui peço vênia aos que discordam, mas me atrevo a dizer que o melhor disco já feito por David Coverdale foi este: Slide In - fenomenal trabalho do Whitesnake. Sim, aqui abranjo até a fase dos álbuns feitos por ele pela icônica banda Deep Purple, bem como dos anteriores da fase do Whitesnake e os posteriores. Afinal este foi o sexto álbum de estúdio da longeva trupe de Coverdale.

Cartaz - Whitesnake

        Antes de qualquer outra coisa é bom frisar que mudaram de gravadora – Geffen Record e a produção ficou a cargo de nada mais nada menos que Martin Birch, Produtor do Maiden e do Sabbath. Para começar vamos a formação quando do lançamento nos EUA constante da bolacha: Coverdale nos vocais; John Sykes na guitarra (ex Tygers of Pan Tang – banda da NWBOHM e Thin Lizzy); Neil Murray no baixo (ex integrante da banda de Gary Moore) e Cozy Powel (ex muita coisa, mas até então diria que ex-Rainbow). Já pelo escrete escalado para esse disco já se percebe o talento todo reunido, mas isso por si só, não é certeza de nada. A coisa realmente aconteceu com as músicas. De cara, abre com a faixa título, cuja pegada flui maravilhosa e marcante ainda remetendo à fase anterior com dois guitarristas, mas dá para sentir o entrosamento e a melhora na produção; em seguida vem o que na minha opinião é a melhor canção do disco: Slow And Easy – Aqui tudo está azeitado: início lento meio blues, vocal inconfundível, guitarra conduzindo tudo com maestria, mas diria que a batera de Powel é simplesmente alucinante e perfeita, acompanhada da marcação discreta, mas eficiente do baixo de Murray; aí temos o mega sucesso Love ain’t Stranger, essa dispensa apresentações, mas não custa lembrar o início meio balada com o vocal possante de Coverdale e o riff marcante de Sykes e para variar a batera forte e precisa de Powel, ainda podendo contar com um clipe bem legal, onde pode se observar o carisma de Sykes e sua estileira de tocar (tem guitarrista que além de tocar muito ainda faz com estilo); All or Nothinh – Hard rock delicioso; Gambler – outra grande canção com pitadas mais pops que adoro, remetendo um pouco à época anterior dos caras com as duas guitarras, soa meio deep purple; Guilty of Love – Excepcional canção que já começa veloz e não desacelera e o destaque além de Coverdale é que fora originalmente gravada com os dois guitarristas (Micky Moody e Colin Hodgkinson) e John Lord no teclado, antes de retornar ao deep purple, canção que projetou bastante a banda e muito tocada nas rádios; Hungry for Love – Bela música de pegada meio country e refrão marcante; Give me more time – Outro bom hard rock mais suave e meio pop sem ser comercial demais; Spit It out – Hard rock na veia e introdução muito boa, com refrão hipnótico, quebrada bem legal (teclado leve ao fundo dando todo sentido à música), interrompida pelo solo majestoso, uma das melhores; finaliza com Standing in the Shadow – uma das mais comerciais e com riff meio brega e com ares do passado, mas é Whitesnake, cara! É “Deus” Coverdale, você queria o que? Quase tudo fica muito bom. Quem nunca ouviu não deixe de conferir, uma ode ao hard rock.


 

GODOY COVERDALE

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..