A Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Maceió iniciou, nesta quinta-feira (7), uma força-tarefa para atender os mais de 800 profissionais convocados no primeiro chamamento do Processo Seletivo Simplificado realizado pela pasta.  A Semed montou uma força-tarefa no Auditório Paulo Freire, na sede da Educação, para atender de maneira mais rápida e eficiente os profissionais selecionados. Inicialmente, a prefeitura convocou 833 candidatos para suprir carências de profissionais nas unidades educacionais da rede.

A conferência documental e credenciamento de lotação está separada por categorias (p. 22 do Diário Oficial). Neste primeiro dia, o credenciamento dos documentos está sendo feito com os 120 professores do 1° ao 5° ano chamados no PSS. A entrega da documentação segue até o dia 16 de março, seguindo a ordem de classificação da convocação.

O diretor de Governança, Administração e Gestão de Pessoas da Semed, Rauny de Melo Albuquerque, explica como está funcionando a força-tarefa para o atendimento dos selecionados.

“Os servidores da Diretoria Administrativa e de Recursos Humanos estão todos engajados nessa força-tarefa para receber os candidatos convocados. A logística está sendo em duas etapas. A primeira é a conferência documental, onde eles entregam a documentação exigida no edital. Em seguida, eles vão fazer o credenciamento na lotação. Ele só será encaminhado à unidade após a realização de exames clínicos, que comprovem o pleno gozo das faculdades mentais e físicas para que de fato sejam lotados em alguma unidade que necessite daquele profissional”, garantiu o diretor.

De estagiário a contratado

Erick Antônio, 24 anos, foi um dos candidatos convocados no PSS e foi entregar a documentação. Ele contou que retorna à Rede, agora formado em Pedagogia, após ter sido estagiário ainda na graduação.

"Tive a experiência de ser estagiário na Semed e agora volto como pedagogo. Creio que vai ser gratificante e vai me fazer crescer um pouco mais ao ajudar a educação do nosso município”, revelou.

O prefeito JHC já havia anunciado na terça (5), nas redes sociais, a seleção dos profissionais de educação para a rede de ensino. No PSS foram convocados psicólogos, assistentes sociais, auxiliares de sala, professores de Ensino Fundamental, de dança, merendeiros, e mais. Só para o cargo de auxiliar de sala de Educação Infantil e Educação Especial, 300 profissionais foram chamados. Além de 25 professores de Sala de Recursos e 78 de Educação Infantil (creche e pré-escola). Também foram chamados 36 profissionais com deficiência.

Documentos ORIGINAIS que devem ser apresentados:

Identidade de reconhecimento nacional, que contenha fotografia;

Cadastro de Pessoas Físicas - CPF;

Cartão ou Extrato do PIS/PASEP/NIT (esse documento deve ser retirado na Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil e o NIT no app meu INSS);

Carteira de Trabalho Profissional – CTPS;

Comprovante de Residência atualizado;

Comprovante de estar em dia com a Justiça Eleitoral;

Certificado de Reservista ou documento equivalente, se do sexo masculino;

Declaração de acumulação ou não de cargos em funções públicas – Modelo ANEXO II deste edital;

Comprovação da Escolaridade exigida, através de Diploma devidamente reconhecido pelo MEC;

Registro no conselho de classe com comprovação de quitação e regularidade profissional conforme o caso.

O candidato que não apresentar os documentos solicitados na convocação ou não comparecer será eliminado do processo seletivo. Portadores de necessidades especiais convocados devem apresentar laudo e/ou atestado médico original atualizado, identificando o tipo de deficiência ou disfunção.

*Com Assessoria