JHC prestigia desfile da Beija-Flor que homenageou Maceió no Carnaval 2024

12/02/2024 10:29 - Maceió
Por Assessoria
Image

Pela primeira vez na história Maceió foi tema de samba enredo de uma escola de samba no Rio de Janeiro. Na noite deste domingo (11) a Beija-Flor de Nilópolis levou a capital alagoana para a Marquês de Sapucaí com o tema: Um delírio de Carnaval de Maceió de Rás Gonguila. O prefeito JHC prestigiou o desfile acompanhado da primeira-dama Marina Candia.

“Esse desfile representa o resgate da nossa cultura, da nossa história, mostrando Maceió não só para o Brasil, mas para o mundo. O desfile passa em quase 200 países, levando nossas tradições e nossas belezas. Sem dúvidas, esse momento marcará a história da nossa querida Maceió, refletindo positivamente no turismo e na nossa economia”, destacou o prefeito.

O enredo foi desenvolvido pelo carnavalesco João Victor Araújo, que contou a história de Rás Gonguila, engraxate que nasceu como Benedito dos Santos, em meados do início do século passado, em Maceió. Os relatos mais antigos sobre Rás Gonguila remetem à década de 1930, quando fundou a agremiação Cavaleiro dos Montes, que fez história na capital alagoana.

Como engraxate, Gonguila ganhava a vida trabalhando com sua cadeira estacionada nas proximidades do Café do Cupertino, no Ponto Central de Maceió. E foi justamente isso que o ajudou a ser figura importante do carnaval alagoano.

O público que foi prestigiar a primeira noite de desfiles do Rio de Janeiro pode conhecer, além da história de Rás Gonguilla, a cultura de Maceió. Os carros alegóricos levaram a renda, os folguedos e a tradição da capital alagoana para a Sapucaí.

Mais de três mil pessoas participaram da apresentação, entre eles, os filhos de Rás Gonguilla, influenciadores digitais alagoanos, o cineasta Cacá Diegues, e as rendeiras do Pontal da Barra.

A Beija-Flor de Nilópolis é uma das escolas mais tradicionais do Rio de Janeiro. Com a cultura alagoana em destaque, a escola espera conquistar o 15º título da história.

Os desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro contam com transmissão ao vivo da TV Globo e cobertura de mais de 150 veículos de comunicação do Brasil e do mundo.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..