Foram divulgadas, nesta terça-feira (30), as imagens do circuito de câmeras de segurança do estacionamento do shopping, no bairro da Mangabeiras, em Maceió, onde um homem foi baleado por um policial durante um surto psiquiátrico, na última quinta- feira (25).
José Bernardo Souto da Silva, 46 anos, morreu no Hospital Geral do Estado (HGE), no fim da noite do mesmo dia, após dar entrada na unidade hospitalar com um tiro na coxa.
No dia do ocorrido, José Bernardo estava acompanhado do filho de 8 anos e teria entrado em surto dentro do shopping. A administração do estabelecimento acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e a Polícia Militar. Ele foi levado para a área externa do shopping, onde tudo aconteceu.
De acordo com as imagens registradas pelas câmeras de segurança do estacionamento do shopping, políciais e socorristas do Samu tentam colocar José Bernardo dentro da ambulância, mas ele parece resistir. Em um dado momento, o grupo vai parar na lateral da ambulância, aparentemente devido à resistência da vítima, e em seguida todos se afastam e José Bernardo fica caído no chão.
Segundo as investigações do caso, durante a tentativa de conter José Bernardo para colocá-lo na ambulância, ele teria pego arma de um dos policiais, quando o outro para tentar impedi-lo atirou em sua perna. O disparo atingiu sua coxa. Ele foi socorrido pelo Samu e levado para o HGE.
No dia seguinte, não foram divulgadas informações sobre o ocorrido no relatório do Centro Integrado Operacional de Segurança Pública(Ciosp), divulgado à imprensa. De acordo com informações da Polícia Civil, testemunhas presentes no local, seguranças, socorristas e policiais militares foram ouvidos. O inquérito policial deve ser encerrado até o final de fevereiro, quando se encerra o prazo legal de 30 dias. A expectativa é que o inquérito seja encerrado até o final de fevereiro, quando se encerra o prazo legal de 30 dias.
Em entrevista a TV, a família de José Bernardo questionou o uso de arma de fogo e disse que ele poderia ter sido imobilizado de outra forma.
Veja o vídeo:









