Ciclo de Inovação Aberta de Maceió inicia última etapa

25/01/2024 10:38 - Interior
Por Assessoria
Image

A Secretaria Municipal de Estratégias Disruptivas, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedciti) iniciou, na última terça-feira (23), a terceira e última etapa do 1º Ciclo de Inovação Aberta de Maceió.

Até o dia 20 de fevereiro, os seis candidatos finalistas terão encontros semanais com especialistas para a construção dos Produtos Viáveis Mínimos (MVPs), que ajudarão a capital no enfrentamento de quatro desafios em diferentes áreas.

As reuniões ocorrem remotamente, de forma quinzenal. De acordo com o coordenador do Ciclo de Inovação Aberta, Waldgelson Santiago, ao final dessa etapa, o participante deverá apresentar seu MVP, expondo o resultado de seu trabalho ao longo do ciclo.

“Caso o MVP seja avaliado positivamente e houver interesse do município de Maceió em continuá-lo, será providenciada a assinatura do Termo de Validação da Solução, ficando assim garantida a possibilidade de continuidade do CPSI (Contrato Público de Solução Inovadora); para realização de manutenção e/ou melhorias aos produtos de inovação desenvolvidos, conforme as regras estabelecidas no Marco Legal das Startups, tornando o MVP um produto de larga escala”, explicou Santiago.

Na área da saúde, as soluções finalistas são "Farmácia Municipal Maceió (FARMassa)”, apresentada por Humberto dos Santos Buarque, e “Ponto dos Remédios (Farma On)”, de Stevenson James Galvão. Em empregabilidade, “Barramento”, também exposto por Stevenson James Galvão estará na final.

Já para fiscalização, “GeoBot”, entregue por Marcello Santos de Medeiros, foi a única admitida da área na terceira fase. Por fim, em convívio urbano, duas ideias concorrem: “ROTA”, de Alcides Soares de Araújo, e “Ambulante +”, de João Antônio de Melo.

 

Ciclo de Inovação Aberta

Conduzido pela Secretaria Municipal de Estratégias Disruptivas, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedciti), o Ciclo de Inovação tem como objetivo fomentar a cultura de inovação na cidade e buscar o envolvimento de diversos cidadãos, que possam propor soluções práticas e viáveis e que tragam melhorias à cidade e consequentemente à vida dos maceioenses.

As melhores ideias poderão ganhar até R$ 50 mil. O valor da premiação é fruto de um convênio firmado com o Ministério da Ciência e Tecnologia, viabilizado por meio de uma emenda parlamentar do senador Rodrigo Cunha.

Há também ainda a possibilidade de um contrato com a Prefeitura de Maceió, no valor de R$ 1,6 milhão, com validade de um ano, para o projeto vencedor do Ciclo de Inovação.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..