No fim de 2023, o príncipe Mohammed bin Salman anunciou a criação de uma Copa do Mundo de eSports, o torneio ainda não tem uma data definida e deve acontecer entre junho e setembro de 2024, em Riade na Arábia Saudita.

A Copa do Mundo terá diversas modalidades e premiações milionárias que devem ser as maiores da história dos esportes eletrônicos, os apostadores poderão fazer suas apostas no site GGBet.

Tem tudo para ser um dos torneios mais assistidos no mundo inteiro e com grandes partidas.

O que sabemos sobre o torneio e investimento árabe

Ainda não foram divulgadas muitas informações sobre como a Copa do Mundo irá funcionar, o que sabemos é que que irá substituir o Gamers8, torneio que as premiações chegavam a mais de 225 milhões de reais e tinha 12 modalidades, incluindo Counter-Strike: Global Offensive, FIFA 23 e Dota 2.

O torneio será realizado pela ESports World Cup Foundation, que é uma entidade recém-criada sem fins lucrativos, cujo objetivo é aumentar ainda mais a popularidade dos esportes eletrônicos.

Modalidades que estarão presentes na Copa do Mundo de eSports

As modalidades que irão estar presente na Copa do Mundo também não foram divulgadas, como o torneio anterior tinha uma boa variedade, esperemos que não seja diferente nesse torneio.

Há informações que o primeiro jogo que deve ser confirmado é o League Of Legends, a Riot Games (empresa responsável pelo jogo), já estuda como desenvolver a competição.

A ideia seria que dois times de cada uma das ligas de LoL participassem do torneio em Riade, porém como as competições de LoL acontecem em circuito fechado, as equipes são proibidas de disputar outros campeonatos, enquanto acontecem as competições oficiais, o que seria um empecilho.

Também não há informações sobre quais equipes brasileiras do CBLOL (Campeonato Brasileiro de League of Legends) seriam selecionadas para participar, porém deve ter equipes brasileiras, visto que o eSpor vem evoluindo muito no país e quebrando recordes de espectadores.

Cidade futurista tem acordos com organizadores

A NEOM, cidade futurista que está sendo construída e que tem o planejamento de atrair 100 milhões de visitantes por ano, possui acordos com grandes organizadores de competições de esportes eletrônicos.

São eles a LEC (liga europeia de League of Legends) e BLAST, organizadorA de um dos principais torneios de Counter-Strike, com isso podemos ter estes torneios e muito possivelmente sendo realizados na NEOM e levando olhares dos fãs para Arábia Saudita.

A megacidade, que é considerado o “projeto de turismo mais ambicioso do mundo” tem como o objetivo de ser o centro global da tecnologia e inovação e já deve estar aberta em alguns meses.

Investimento do governo saudita nos esportes eletrônicos

A Arábia Saudita vem investindo no futebol, que é o esporte mais tradicional do mundo e também se intensificou para os esportes eletrônicos e que se tornar referência, ao lado do astro e jogador do Al Nassr Cristiano Ronaldo, o príncipe Bin Salman declarou  que a Copa do Mundo de eSPorts é o passo principal para o país se tornar referência no mundo todo  em esportes eletrônicos.

O objetivo com tanto investimento é diversificar a economia do país, que hoje é dependente do petróleo, o país que vive uma monarquia deseja exportar sua cultura para o resto do mundo.

Outro fator importante que a Arábia Saudita deseja é melhorar sua imagem internacional, já que nos últimos anos o governo saudita vem sendo acusado de torturas, execução de opositores, entre outras coisas, como condenar a homessexualidade, diminuir os direitos das mulheres, etc.

Para melhorar a sua imagem internacional dinheiro não será problema para o príncipe Bin Salman, porém se irá surtir efeito é outra história.

O que podemos esperar da Copa do Mundo de eSports?

Com o crescimento do interesse do público pelos esportes eletrônicos, a Copa do Mundo tem tudo para ser um dos grandes campeonatos e concorrer até mesmo com competições de esportes tradicionais nos próximos anos.

E com o dinheiro do governo saudita, que já declarou que pretende investir mais de 190 bilhões para tornar o país referência, tem tudo para trazer jogadores qualificados, grandes partidas e uma alta audiência online e também presencial, já que o país também vem investindo em turismo.

Porém, a cultura do país não é bem aceita no ocidente, o que pode atrasar a Arábia Saudita a se tornar referência no mundo dos eSports.