A Secretaria da Segurança Pública (SSP) iniciou, nesta segunda-feira (4), o “Curso de Abordagem Técnica a Tentativas de Suicídio”. A iniciativa é da Chefia de Ensino Integrado e é voltada para profissionais das forças de segurança de Alagoas. O treinamento busca capacitar agentes das polícias Civil, Militar e do Corpo de Bombeiros para a realização das abordagens técnicas, atuando como guardiães da vida (gatekeepers) e interventores durante tentativas de suicídio, tendo como diretrizes a humanização da intervenção e a atuação de forma assertiva e resolutiva, com responsabilidade ética.
O curso conta com uma turma de 29 profissionais e tem carga horária de 40 horas/aula, divididas entre atividades teóricas e práticas.
O chefe de Cursos Presenciais da Chefia de Ensino Integrado, sargento BM Walker Cordeiro, explica como será a organização das aulas. “As atividades teóricas acontecerão de forma online em momentos síncronos, valendo-se do uso de metodologias ativas por meio de aulas expositivas, sala de aula invertida e discussões em grupo”, disse Cordeiro.
“Já a parte prática contará com o emprego de técnicas metodológicas como: modelagem, resolução de problemas, estudo de caso, seminários, palestras, ocorrências e operações simuladas, além de instrutores com profissionais de referência na área”, completa o chefe de Cursos Presenciais da SSP.
Dentre os assuntos abordados estão os aspectos legais que tratam do tema, a abordagem técnica, o gerenciamento de emergências envolvendo tentativas de suicídio e as noções fisiopatológicas dos transtornos mentais. Os módulos online serão realizados na plataforma de aprendizagem CEI Educar.
*Com Assessoria