As Unidades do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) irão abrir para coletar sangue no Feriadão do Dia do Trabalhador. O estoque sanguíneo está crítico, dispondo de apenas 123 bolsas, quando deveria contar com 400, o que corresponde a 30,75% do percentual mínimo necessário.
Com isso, a direção da Hemorrede Pública de Alagoas conclama os alagoanos para que possam comparecer às Unidades de Arapiraca e Maceió nos próximos três dias, caso atendam aos pré-requisitos estabelecidos.
Esta iniciativa irá garantir que o estoque de hemocomponentes seja estabilizado e, deste modo, que não falte sangue para atender os casos de emergência, principalmente no Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, e no Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca.
Paralelamente, o Hemoal também estará preparado para atender aos casos de cirurgias eletivas neste período, que tenham sido previamente agendadas.
Em Maceió, a Unidade Trapiche, localizada ao lado do Hospital Geral do Estado (HGE), funciona nesta quinta-feira (1º), na sexta-feira (2) e no sábado (3), das 7h às 17h. A mesma escala será seguida pela Unidade Via Expressa, situada ao lado do Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA).
Paralelamente, também irão funcionar para liberar sangue às maternidades e hospitais e atender as emergências hematológicas.
Já em Arapiraca, a Unidade Eldorado, que funciona próxima à Escola Alternativa, vai abrir para doação de sangue nesta quinta (1º), sexta-feira (2) e sábado (3), das 7h às 17h30. Todas as Unidades retomam os seus horários habituais de atendimento aos doadores de sangue na segunda (5).
Critérios para Doação
A diretora do Hemoal, médica Verônica Guedes, enfatiza, no entanto, que os candidatos à doação de sangue devem seguir os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS) caso desejem doar sangue.
Além de boa saúde, é necessário comparecer ao posto de coleta portando um documento oficial e original com foto, ter idade entre 16 a 69 anos e peso igual ou superior a 50 quilos.
“É bom ressaltar que o voluntário deve dormir pelo menos 6 horas na noite anterior à doação de sangue e não deve ingerir bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas que antecedem o procedimento. É recomendado que o voluntário compareça ao posto de coleta bem alimentado, mas deve evitar o consumo de alimentos gordurosos”, informa a diretora do Hemoal.
Quanto aos voluntários que colocaram piercing ou fizeram tatuagem, maquiagem definitiva e micropigmentação, ficam impedidos de doar sangue pelo período de 12 meses, contados a partir da data do procedimento.
Com relação aos menores de 18 anos, é necessário comparecer aos postos de doação acompanhados de um responsável legal e que esteja portando o respectivo documento de identificação oficial e original.
Quem não pode doar
Mas há também os impedimentos permanentes para doar sangue, conforme o Ministério da Saúde. “Caso o voluntário seja acometido por doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos, ele ficará impossibilitado permanentemente de doar sangue, uma vez que são doenças que podem ser transmitidas no ato da transfusão sanguínea”, detalha Verônica Guedes.