Mais de 80 pessoas estão nos abrigos ofertados pela Prefeitura de Maceió, no entanto as estruturas montadas podem abrigar até 5 mil pessoas. As equipes da Secretaria de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar (Semdes) continuam a postos para receber famílias do Bom Parto e Flexal que desejarem ser acolhidas nos abrigos provisórios montados em seis escolas municipais e na Casa de Passagem Familiar, no bairro Jaraguá.

A assessoria de Comunicação da pasta explicou que os locais que já receberam famílias foram a Escola Pompeu Sarmento, no Barro Duro, e a Casa de Passagem Familiar, no Jaraguá. No total, 83 pessoas aceitaram ir para os abrigos. No entanto, a maioria decidiu ir para a casa de parentes e de amigos. No momento, há abrigadas 10 pessoas na Casa Passagem Familiar e 15 na Escola Pompeu Sarmento.

Todos os abrigos estão abastecidos com colchões, lençóis, kits de higiene pessoal e limpeza,  água e alimentação. Além do atendimento assistencial, também tem atendimento das equipes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Segundo a subsecretária de Assistência Social, Gal Souza, as equipes da Semdes estão prontas nos abrigos para receber as famílias a mais de 24 horas. “A Defesa Civil que faz a ponte para a adesão voluntária, convidando as famílias e explicando sobre os riscos iminentes de colapso da mina. Estamos prontos para receber até cinco mil pessoas nos sete abrigos provisórios, caso haja necessidade”, explicou.

Os  abrigos provisórios estão montados em seis escolas municipais: Escola Maria José Carrascosa, no Poço, Escola Rui Palmeira, no Vergel, Escola Antídio Vieira, no Trapiche, Escola Brandão Lima, no Benedito Bentes e Escola Lenilton Alves, no Jacintinho, escola Pompeu Sarmento, no Barro Duro e a Casa de Passagem Familiar, no Jaraguá.

A transferência para os abrigos provisórios é realizada pela Defesa Civil de Maceió, que pode ser acionada pelo telefone 199.

*Com assessoria