Alagoana de 12 anos supera desafios e disputa prova no Jeb’s 2023

01/11/2023 17:18 - Esporte
Por Assessoria
Image

Uma experiência de vida! Assim foi a participação da pequena Rihanna Mikaelli, de 12 anos, estudante-atleta alagoana do 6º ano da Escola Municipal Mirta Correia, em Quebrangulo, interior do estado, nos Jogos Brasileiros Estudantis (Jeb’s).

 

Rihanna fez parte da delegação de Alagoas que viajou com 245 participantes para Brasília, onde a competição nacional está acontecendo. As disputas começaram no dia 26 de outubro e terminam no dia 9 de novembro.

 

A menina nasceu com Síndrome de Turner e Deficiência Intelectual. Até o ensino fundamental I, Rihanna apresentava dificuldade de entrosamento com outras crianças e isso interferia na sua aprendizagem, não só por causa da aceitação de sua deficiência, como também por se achar incapaz, o que a fazia ser uma criança retraída e desmotivada.

 

Mas foi nas aulas de Educação Física que ela encontrou apoio, através da dedicação da professora Renata Conceição, em parceria com o atendimento na sala multifuncional da professora Késia Joseane.

 

“Rihanna era uma criança totalmente retraída no seu mundo, não interagia, não tinha experiências corporais de práticas esportivas, de atividade física. Era muito resumida ao espaço da sala de aula, muito restrita a ele”, explicou Renata.

 

Com os estímulos necessários, Rihanna desenvolveu valores que contribuíram para o aumento de sua autoestima e confiança. O esporte foi uma ferramenta essencial na inclusão social da estudante-atleta, que  permitiu e oportunizou diversas vivências fora da escola.

 

Sua participação no JEB’s foi um momento riquíssimo em sua vida escolar e pessoal. Ela competiu na modalidade atletismo adaptado, categoria que se destina aos paratletas com quaisquer tipos de deficiências – física, visual, cognitiva.

 

“O atletismo contribuiu para seu desenvolvimento. Rihanna pôde participar de uma competição de paradesporto escolar e nessa competição competiu a prova de corrida rasa, tanto de 175m como 150m, e aí ganhou medalha, subiu no pódio, teve toda aquela experiência que só o esporte escolar permite. Desde então Rihanna começou a evoluir, passou a ter ganho motor, desenvolveu habilidades. Participou do JEAL e conseguiu chegar em Brasília, representando Alagoas”, disse a professora.

 

A Federação Alagoana de Esportes Colegiais (FAEC), através da Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), em parceria com o Governo Federal, disponibilizou todos os benefícios das passagens, alimentação, hospedagem e transporte para os locais de competição.

 

Pela primeira vez ela saiu de sua cidade no interior, viajou de avião, subiu e desceu uma escada rolante, se hospedou em um hotel. Foi tudo novo para ela, sempre acompanhada da professora e técnica Renata.

 

“Eu amei viajar, me diverti bastante, foi uma experiência bem legal, sabe? Conheci novas pessoas de alguns lugares e novas experiências que eu nunca tinha conhecido, nunca tinha feito lá em Quebrangulo”, disse a estudante, animada.

 

As vivências de novas experiências evidenciaram a importância do esporte no ambiente escolar, potencializaram suas habilidades e vão auxiliar no seu processo de ensino aprendizagem ao longo da vida.

 

Devido a sua potência motora ser abaixo das outras atletas, e também por causa da Síndrome de Turner, ela chegou em último lugar na bateria que competiu. Mas a professora reforça que a experiência e os ganhos pessoais foram maiores que o resultado.

 

“Ela tem agora uma bagagem que só esporte educacional pode proporcionar a ela através do Jeb’s, e que será uma memória para o resto da vida. Isso vai ficar com uma experiência imensa, Os jogos escolares, o esporte educacional, o esporte participativo, o esporte dentro da escola é essencial para desenvolver e potencializar tanto as habilidades motoras como cognitivas, além de desenvolver autonomia e valores que são para a vida”, finalizou Renata.

 

SOBRE O JEBS

 

Os Jogos Escolares Brasileiros (Jeb’s) são a principal competição escolar do país. O evento proporciona aos estudantes-atletas o desenvolvimento dos valores do esporte, intercâmbio esportivo e cultural e a chance de se tornarem atletas profissionais.

 

Esse ano o evento conta com a participação de quase 10 mil pessoas. As disputas estão acontecendo em Brasília, começaram no dia 26 de outubro e seguem até o dia 9 de novembro. Os Jeb’s são realizados pela CBDE com apoio do Governo Federal.

 

Os Jogos Escolares Brasileiros têm igual representatividade de meninos e meninas participantes. Todas as delegações, modalidades e provas deverão ter 50% de estudantes-atletas na categoria masculina e 50% na categoria feminina.,

 

São 26 locais de disputa estimulando o convívio social e a prática esportiva nas escolas brasileiras. Todos os estados brasileiros e o Distrito Federal estarão representados.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..