O governo federal segue buscando ampliar sua base na Câmara dos Deputados. Nesta terça-feira (31), o presidente Lula se reuniu com lideranças dos partidos aliados, num esforço para avançar até o fim do ano na votação da pauta econômica, considerada prioritária para o Executivo. Em Alagoas, o governo federal tem tido grande adesão da bancada, que hoje é quase 99% governista, com oito dos nove deputados federais votando junto às indicações do governo petista.

Segundo levantamentos feitos pelo Departamento Intersindical de Assessoramento Parlamentar (Diap), nas últimas 72 votações acompanharam os pedidos e indicações do presidente Lula os deputados alagoanos: Paulo Fernando, o Paulão (PT), em 100% das indicações, em seguida o deputado Luciano Amaral (PV), que votou em 91,7% das pautas governistas; em seguida vem o deputado Daniel Barbosa (PP), que alcançou a média de 91,5%; Isnaldo Bulhões (MDB) com 89,5%; Rafael Brito (MDB) com 87,7%; Marx Beltrão (PP) em 72,7%, e o delegado Fábio Costa (PP), que votou em 52,7% das indicações do presidente Lula.

Apenas Alfredo Gaspar (União Brasil) ficou abaixo da média nas votações governistas, fato que o coloca como único na oposição ao Governo Federal dentro da bancada de Alagoas. Ele acompanhou as indicações em apenas 9,7% das votações.

Esse dado tem sido utilizado para separar com quem e quais partidos o governo federal pode contar.

Média geral - Os números gerais também apontam que se for considerar por região, as bancadas federais dos estados do Nordeste são as mais fiéis a Lula. As da Região Sul são as mais afinadas com a oposição. Dos nove estados mais alinhados ao Planalto, oito são nordestinos: Piauí (91%), Bahia (83,4%), Maranhão (83%), Ceará (76%), Paraíba (73,4%), Pernambuco (72,6%), Sergipe (72,8%) e Alagoas (68,5%).

Foto: Reprodução / Congresso em Foco