Prefeitura de Maceió e NBA entregam quadra de basquete no Vergel do Lago

17/10/2023 07:15 - Maceió
Por Redação*
Image

Uma quadra de basquetebol foi entregue, nesta segunda-feira (16), à comunidade do Vergel do Lago, região que fica nas imediações da lagoa Mundaú. O espaço foi construído pela Associação Norte-americana NBA (National Basketball Association), sendo o primeiro da região Nordeste e o segundo do Brasil, em um terreno cedido pela Prefeitura de Maceió.

A intenção é tornar o esporte uma ferramenta poderosa na redução das desigualdades sociais, especialmente em áreas vulneráveis. "Estou muito feliz por nossa comunidade receber esta linda quadra de basquete. Estar presente neste momento é emocionante, e mal posso esperar para o início das aulas, onde poderei aprender mais sobre o basquete”, afirmou Anna Luysa, de 11 anos, ao ver a nova quadra de basquetebol do Vergel do Lago.

O projeto tem como pilar central a plataforma Jr. NBA, um programa de basquetebol juvenil da associação norte-americana, que visa ensinar habilidades fundamentais e valores elementares do jogo em cooperação com a ONG Gerando Falcões, que também levará o esporte para os beneficiados pelo Projeto Favela 3D (Digna, Digital e Desenvolvida).

A iniciativa engloba meninos e meninas de 6 a 16 anos, com a realização de aulas semanais para 50 crianças e jovens, em parceria com a Gerando Falcões e o Instituto Mandaver. O programa incluirá todo o suporte necessário, como bolas e uniformes da NBA, e ainda fornecerá kit-lunch para garantir que as crianças aproveitem ao máximo a experiência esportiva.

O programa representa um compromisso com a expansão do esporte para mais comunidades no Brasil. A Associação Norte-americana NBA espera que, a longo prazo, o espaço se torne parte integral da vida da comunidade do Vergel do Lago, beneficiando tanto as crianças atendidas como as pessoas da localidade, que já demonstraram interesse na prática do esporte.

Durante a inauguração da quadra de basquetebol, o vice-presidente da NBA para a América Latina, Arnon de Mello, destacou o significado da iniciativa para a comunidade, ressaltando o impacto transformador do basquete.

“Essa é a primeira quadra que a gente inaugura, que a gente faz em parceria com a Gerando Falcões e com o Instituto Mandaver, aqui especificamente em Alagoas, na cidade de Maceió, na comunidade do Vergel. Nós viemos para esta comunidade para deixar esse equipamento, como um legado através da prática do basquete”, pontuou Mello.

Gustavo Haakin, 23 anos, atleta profissional de basquete que disputa campeonatos de “enterradas”, destacou o quanto a quadra é especial para ele e para a comunidade do Vergel do Lago.

“Vindo das periferias de São Paulo, sei o poder que uma quadra pode ter. Tudo o que alcancei, inclusive viagens e minha carreira, deve-se ao basquete. Isso vai além do esporte", frisou.

Para Gustavo, a quadra pode oferecer oportunidades educacionais e valores essenciais, como a disciplina. "Para mim, esta quadra é uma escola que mudará muitas vidas”, concluiu.

*Com informações da assessoria

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..