O esforço de combate aos crimes contra o patrimônio tem sido intensificado em todo o estado de Alagoas, e uma das estratégias primordiais que tem contribuído para a redução desses crimes é o programa Alerta Celular. Essa ferramenta desempenha um papel crucial na dissuasão de furtos e roubos de dispositivos móveis, permitindo também a identificação da posse ilegal desses smartphones, o que, por sua vez, facilita a localização das possíveis vítimas.

Para usufruir dos benefícios oferecidos por essa plataforma, basta que os cidadãos cadastrem seus dispositivos celulares e, em caso de se tornarem vítimas de atividades criminosas, comuniquem à Secretaria de Segurança Pública (SSP) as informações do Boletim de Ocorrência, que já deve ter sido registrado junto à Polícia Civil.

O major Anderson Cabral, responsável pelo setor de Tecnologia da Informação da SSP, ressaltou a importância de inserir as informações na ferramenta logo após a aquisição do aparelho. "Embora o cadastro possa ser feito em momento posterior, é altamente recomendado que seja realizado imediatamente após a compra, pois isso permite incluir detalhes relevantes, como informações da nota fiscal e outros dados essenciais. Não há limite para a inclusão de dispositivos, o que importa é que todas as informações de cada aparelho sejam inseridas, o que, por sua vez, facilita o trabalho das autoridades policiais", afirmou o oficial.

O sistema, que constrói um banco de dados de aparelhos de telefonia móvel, está acessível via internet, em computadores, celulares e tablets. Essa base de informações possibilita que, durante uma abordagem, os policiais verifiquem o status do dispositivo apreendido. O cadastro deve ser feito no site https://alertacelular.al.gov.br, preenchendo um formulário. Após o login, o usuário deverá adicionar o dispositivo, fornecendo detalhes sobre o aparelho e atualizando seu status, conforme necessário.

Uma das informações essenciais a serem incluídas é o IMEI, que atua como um código de identificação exclusivo do celular. A maneira mais simples de descobrir o IMEI é através do discador nativo. Basta acessar o teclado utilizado para realizar chamadas e digitar *#06#. Imediatamente, o número será exibido na tela. Outra alternativa é verificar a embalagem do produto, pois as caixas de celulares costumam conter essa informação em uma etiqueta.

O secretário de Gestão Interna da SSP, José Carlos dos Santos, enfatizou o papel fundamental do Alerta Celular no combate ao crime. "Alagoas tem registrado uma queda consistente na quantidade de roubos a transeuntes. Em setembro deste ano, por exemplo, houve uma redução de 31,29% em comparação com o mesmo mês de 2022, e essa redução pode ser atribuída, em parte, à colaboração desse programa, que está inibindo a ação dos criminosos. É uma ferramenta de extrema importância e disponível gratuitamente para a população", concluiu ele.

*com Agência Alagoas