Aos mestres, com carinho

10/10/2023 07:00 - Avança+
Por redação
Image

Sempre que visito uma escola e entro em uma sala de aula me sinto, sem exagero, pisando em um templo. Acho que faz parte da minha memória de estudante, quando pedíamos licença aos professores, respeitosamente, para participar ou para sair da aula. O ritual ainda permanece na maioria dos estabelecimentos de ensino, mas a importância dos professores na formação de crianças, jovens e adultos precisa ser reafirmada sempre, principalmente nos dias de hoje.

É bem verdade que a carreira docente passou por mudanças consideráveis nas últimas décadas e o professor não é mais aquela figura austera e distante, que muitas vezes dava aula em cima de um tablado, para marcar sua diferença de nível em relação aos alunos. Atualmente, na maioria dos casos, o professor atua como facilitador dos processos de aprendizagem, lado a lado dos estudantes.  

No próximo dia 15, comemoramos mais um Dia do Professor, data que varia de acordo com o país, mas no Brasil foi instituída por decreto, nos anos 1960. A homenagem aos mestres é simbólica, mas celebra a importância dessa figura na formação efetiva da população. Para o educador Paulo Freire, "ser professor é se doar", nesse processo de troca estabelecido com os alunos. 

Aprender é um complemento da formação do sujeito como ser humano. O professor, segundo escreveu Paulo Freire,  "faz a mediação com o outro, no diálogo com o outro, na aproximação dele com o conhecimento do outro". Portanto, o papel do professor vai além da educação formal que obedece à legislação, ele atua no desenvolvimento intelectual, emocional e social dos seus alunos. 

Nesse sentido, cada professor é um agente de transformação social, que incentiva a criatividade, promove a aprendizagem e transmite valores essenciais para a vida em sociedade. Quando eu falo, como deputado, em defesa da Educação, me refiro ao conjunto que forma a comunidade escolar: alunos, professores e servidores. Valorizar esses três entes é demonstrar o respeito pelo segmento, que foi tão atacado nos últimos anos. 

Quando estive à frente da Secretaria de Educação de Alagoas, busquei a valorização de servidores e professores, aprovando um Novo Plano de Cargos, Carreiras e Salários, colocando fim a uma espera que já durava 20 anos. 

Os salários iniciais tiveram acréscimo de 40% e com a adesão a programas criados na minha gestão, o ganho mensal podia dobrar de valor. Minha luta por salários dignos e valorização para os professores será constante, independentemente de governo.

O programa Professor Mentor foi considerado um dos mais inovadores na Educação Pública do país. Foram distribuídas mais de 4.500 bolsas de R$ 1.500, para os educadores que passavam a atuar no acolhimento, desenvolvimento e protagonismo dos jovens alunos.  

Outro programa, o Vem Que Dá Tempo, combatia a evasão escolar de jovens e adultos, tendo como meta elevar o nível de escolarização nessas faixas etárias, com a conclusão do ensino fundamental e ingresso no curso médio modular. Nos dois casos, os incentivos aos docentes eram uma forma de valorizar e reter os talentos na rede pública de ensino. 

Como deputado, tenho muita honra de ser bem recebido pela categoria, de ser abraçado ao visitar escolas e também nos sindicatos, ao participar de discussões, muitas vezes difíceis, mas sempre no papel de facilitador, de mediador entre as partes envolvidas. 

O Dia do Professor é todo dia. É na sala de aula, nas reuniões de planejamento, na luta por melhores condições de trabalho e na comemoração das vitórias alcançadas pela categoria. Hoje sou um fiel aliado, na Câmara dos Deputados, desses profissionais e em defesa da educação pública e de qualidade em nosso país. Feliz Dia do Professor e parabéns a todos os mestres de Alagoas e do Brasil. 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..