Maceió recebeu o maior evento de Direito do Brasil. O Congresso Brasileiro de Direito Administrativo, que aconteceu entre os dias 26 e 28 de setembro, reuniu cerca de dois mil profissionais, e teve como tema os desafios da Administração Pública no mundo digital: profissionalização, contratação e probidade.

Os participantes tiveram a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos sobre vários temas fundamentais para o bom funcionamento da Administração Pública e de suas relações com os demais setores da sociedade.

A programação do evento contou com a participação de figuras renomadas na área de direito no Brasil, entre eles, Samya Suruagy, procuradora-geral do estado de Alagoas; os ministros do Superior Tribunal de Justiça, Mauro Campbell e Assusete Magalhães; ministros do Tribunal de Contas da União, Benjamin Zymler e Antônio Anastasia; e demais profissionais do Poder judiciário, Ministério Publico e Tribunais de Contas  do país. Professores e professoras do Brasil inteiro, servidores públicos, e a advocacia brasileira também abrilhantaram o evento

O evento deste ano homenageou um dos mais ilustres personagens da área de Direito Administrativo do país, o jurista Romeu Bacellar. A homenagem veio como uma forma de agradecimentos por sua contribuição para todos os profissionais da área. Bacellar comentou sobre esse momento.

“Fico emocionado por participar de um evento promovido por este instituto que eu ajudei a fundar, lá no Paraná, e principalmente, por ver este público lotado, interessados em adquirir ainda mais conhecimentos sobre o Direito Administrativo, que é o direito do cidadão, é o direito que protege o cidadão contra os desmandes do poder”, frisou o homenageado.

O congresso também incentivou a sustentabilidade social meio das bolsas que foram entregues aos participantes do evento. Foram duas mil bolsas confeccionadas por meio de mão de obra carcerária, produzido nas oficinas de corte e costura e artesanato do sistema prisional alagoano.

Ainda sobre o evento, O ministro do TCU, Antônio Anastasia, enfatizou a importância do tema abordado para a Administração Pública brasileira.

“Tivemos a oportunidade de participar deste evento, em Maceió, falando sobre a reforma do estado, um tema que é muito importante. Debatemos a melhoria da organização da administração pública, o aperfeiçoamento do servidor público, temas relativos às parcerias com os setores privados, entre outros que fazem parte de uma idéia de inovação e de modificação do estado brasileiro, portanto, é muito oportuno este debate, e este congresso permitirá o surgimento de novas idéias na área”, afirmou.

Para Cristiana Fortini, presidente do Instituto Brasileiro de Direito Administrativo(IBDA), realizar um evento grandioso desse em uma terra com tanta história foi um privilégio para todos os envolvidos.

“Ter realizado um evento tão importante da área de Direito em um estado que tem tantos ícones da nossa história, como Graciliano Ramos, Nise da Silveira, Djavan e Aurélio Buarque de Holanda, pra nós, além de ser uma honra, é uma satisfação enorme, e algo que ficará marcado também na história da IBDA”, concluiu a presidente.

O encerramento do Congresso aconteceu nesta quinta-feira (28), com a apresentação do Grupo Transart, Balé Folclórico de Alagoas, fechando a programação do 37º Congresso Brasileiro de Direito Administrativo.