Participando pela primeira vez da Olimpíada Brasileira de Raciocínio Lógico (OBRL), a Escola Municipal Doutor Pompeu Sarmento, no Barro Duro, conseguiu classificar 43 alunos que obtiveram boas notas para a segunda fase da competição. A unidade escolar é referência em conquista de medalhas e excelentes resultados em olimpíadas nacionais e regionais.
Participaram da primeira fase da competição, ocorrida na primeira quinzena de setembro, 150 alunos do 4⁰ ao 9º ano do Ensino Fundamental. Foram 18 estudantes do 4º e 5º anos e 25 do 6º ao 9º ano, que garantiram vagas para a segunda fase da OBRL. Eles vão realizar a prova no dia 6 de outubro na própria escola. Caso consigam boas notas, é garantia de mais medalhas nacionais para a Pompeu Sarmento.
O professor de matemática da escola, Geraldo Ferreira, um dos incentivadores, comemora mais um ótimo desempenho dos alunos. Ele também fala das expectativas para a segunda fase.
“Temos ótima expectativas. Temos alunos que estão evoluindo a cada olimpíada que participam. É a primeira vez que participamos dessa e estamos levando um número considerável de alunos para a segunda etapa”, disse.
O docente fala como foi a preparação para esta primeira etapa da OBRL e que a ideia de participar, inclusive, partiu dos próprios estudantes.
“Colocamos em sala algumas questões de raciocínio lógico usadas nas provas anteriores. O que é novidade eles estranham. Mas foi uma olimpíada que me surpreendeu, porque nós não íamos fazê-la e alguns alunos que procuraram sobre e vieram falar para a gente participar. E em 2024 nós já vamos ter essa olimpíada no nosso calendário”, afirmou.
Maior nota da escola
O aluno do 6º Esdras Pereira da Silva Santos, de 11 anos, foi o que atingiu a maior nota da escola na OBRL. Ele comemora o resultado. “Só tenho a agradecer meus professores que estão me ensinando nesses últimos três anos. A satisfação é grande e a alegria também”, disse o estudante.
Esdras, além da maior nota da escola, também conquistou uma medalha de bronze na Olimpíada Mandacaru de Matemática, sendo ele o único medalhista da Pompeu Sarmento este ano.
O aluno ainda deixou o recado de incentivo para os colegas. “Não tenham medo. Façam as olimpíadas e estudem muito respondendo muitas questões. É errando que se aprende”, pontuou Esdras.
Os classificados terão duas semanas de preparação para a segunda fase da OBRL e, segundo o professor, continuarão com a aplicação de questões de provas anteriores.
Geraldo Ferreira fala, ainda, do entusiasmo dos alunos depois de participarem, pela primeira vez, dessa olimpíada de raciocínio lógico. “Quando fizeram a prova já saíram falando ‘massa, professor, é um negócio interessante que nos coloca pra pensar’. Então vale muito a pena investir nisso porque vemos a satisfação quando eles vêm o nome deles na listagem", revelou.
Participação em olimpíadas potencializa nota do IDEB
O professor de matemática destaca ainda a importância das escolas municipais estarem envolvidas em olimpíadas nacionais, tendo em vista que estimula o aluno a desenvolver suas competências e habilidades de aprendizagem.
“Essas olimpíadas estão diretamente ligadas ao Índice de Desenvolvimento Escolar de Educação Básica (Ideb) e futuramente a gente pode ter um aumento na nota do Ideb. Então, esse é outro investimento que a gente faz a longo prazo e por isso o grande envolvimento da gestão escolar, porque nas olimpíadas o aluno vai desenvolver seus conhecimentos”, revelou ao pontuar o apoio incondicional que a coordenação pedagógica, gestão escolar e professores dão para a participação dos alunos em olimpíadas.
Para a coordenadora pedagógica da escola, Claudinete Lima, a comunidade escolar recebeu com entusiasmo os resultados.
“A Pompeu Sarmento tem esse objetivo de sempre desafiar as crianças através dessas olimpíadas, desafiar o raciocínio lógico deles, e de irem além, acreditar na capacidade de cada um. E essa olimpíada nos surpreendeu pelo número de alunos que foram classificados para a fase seguinte”, afirmou.
Histórico de sucesso
Este ano, a unidade de ensino já conquistou várias medalhas em olimpíadas de vários conhecimentos. Foram duas medalhas, uma de bronze e uma de honra ao mérito na Olimpíada Canguru de Matemática, uma de ouro na Olimpíada Brasileira de Astronomia e uma medalha de bronze na Olimpíada Mandacaru de Matemática.
Além disso, a Escola Pompeu Sarmento conquistou 189 medalhas na Mostra Brasileira de Foguetes deste ano, sendo 118 de ouro, 54 de prata e 17 de bronze.
Mas a excelência nos resultados a nível nacional não param aí. No ano passado, a escola municipal conquistou uma medalha de ouro e cinco de pratas, na sua primeira participação na 2ª Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE).
Em 2022, a Escola Municipal Doutor Pompeu Sarmento também foi premiada na Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG). No total foram conquistadas 31 medalhas, sendo dez de ouro, 13 de prata e oito de bronze, bem como conquistou 14 medalhas - duas de prata, quatro de bronze e oito de honra ao mérito - na Olimpíada Canguru de Matemática, realizada em março deste ano.
Em 2021, quatro alunos da unidade foram homenageados e receberam medalha de bronze da 15ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).
A OBRL
A Olimpíada Brasileira de Raciocínio Lógico (OBRL) busca aproximar as escolas do desafiante mundo dos jogos e desafios lógicos, os quais, através de várias ferramentas pedagógicas e de uma metodologia direcionada, visam estimular a memória, a criatividade, a destreza e o pensamento lógico-analítico dos alunos.