O Governador de Alagoas, Paulo Dantas (MDB), divulgou nesta quarta-feira (20), a criação de um Grupo de Trabalho de Combate ao Crime da Braskem, por meio do Decreto Nº 93.601. A publicação foi feita em edição do Diário Oficial do Estado (DOE).
De acordo com o DOE, o grupo será responsável por auxiliar o Estado de Alagoas na negociação com a Braskem, com o intuito de reparar os prejuízos materiais e morais causados às vitimas da tragédia socioambiental.
O grupo será composto por várias autoridades políticas, entre elas o governador Paulo Dantas, o senador Renan Calheiros e o ex-deputado estadual Olavo Calheiros, que representará os municípios da Região Metropolitana de Maceió. Além disso, contará com representantes de secretarias estaduais, vítimas do caso Braskem e membros da Defensoria Pública e da Procuradoria Geral do Estado de Alagoas.
O decreto afirma que o grupo ainda poderá convidar especialistas e representantes de outros órgãos e entidades, públicos e privados, inclusive do Ministério Público Estadual, Ministério Público Federal e Defensoria Pública Federal para participar de suas reuniões.
Caso Braskem
O Grupo irá tratar do afundamento do solo de vários bairros de Maceió devido à extração de sal-gema pela empresa de mineração Braskem. Os sinais começaram em 2018, quando surgiram as primeiras rachaduras com um abalo sísmico. Entre os bairros afetados estão Pinheiro, Bom Parto, Bebedouro, Mutange e parte do Farol.
*Estagiária sob supervisão










