Você, fã de futebol, sabe quantas Libertadores tem o Boca Juniors? O torneio, oficialmente batizado de Copa Libertadores da América, é a principal competição de futebol entre os clubes profissionais da América do Sul e é disputada desde 1960.

Por conta da grande importância dessa competição — e para ter mais conhecimento para realizar uma aposta online, se você desejar —, é interessante conhecer um pouco mais sobre ela e sobre alguns times que a disputaram.

Neste artigo, então, vamos falar um pouco sobre o time argentino e sobre todas as vezes em que ele foi campeão. Acompanhe!

1977

A primeira vez em que o Boca Junior foi campeão da Libertadores foi em 1977. A edição desse ano do torneio foi a 18ª disputada ao longo da história. O adversário do time argentino na final foi o Cruzeiro — de Belo Horizonte — ganhador da taça no ano anterior.

No jogo de ida, que aconteceu em La Bombonera com a presença de mais de 63 mil torcedores, o Boca Juniors venceu por 1 a 0, com um gol de Veglio aos 4 minutos do primeiro tempo. Já no jogo de volta, no Mineirão, o Cruzeiro venceu por 1 a 0 com gol de Nelinho aos 33 minutos do segundo tempo.

Os resultados levaram a um jogo de desempate em campo neutro. No Estádio Centenário, no Uruguai, os dois times empataram em 0 a 0 no tempo normal e na prorrogação. A competição acabou sendo decidida nos pênaltis pela primeira vez.

1978

O Boca Juniors conquistou a Taça Libertadores pelo segundo ano consecutivo na edição de 1978. Como foi campeão no ano anterior, o time avançou direto para as semifinais da competição.

A primeira partida da final contra o time Deportivo Cali, da Colômbia, terminou empatada sem nenhum gol. Já no segundo enfrentamento, a equipe colombiana não conseguiu resistir à pressão do estádio La Bombonera e foi goleada por 4 a 0. Vale ressaltar que essa foi a primeira vez que um time da Colômbia alcançou a final da Libertadores.

2000

Depois de um jejum de mais de 20 anos, o Boca Juniors venceu a edição da Libertadores de 2000, a 41ª disputada ao longo da história. O clube conquistou o título depois de derrotar o Palmeiras nos pênaltis na partida decisiva.

O primeiro jogo das finais foi realizado no estádio La Bombonera. Na ocasião, as equipes empataram por 2 a 2. O segundo jogo, que foi disputado no estádio do Morumbi, também resultou em um empate, mas dessa vez de 0 a 0.

Com a igualdade nos dois jogos, o campeonato foi decidido nos pênaltis. Foi aí que a equipe do Boca Juniors venceu por 4 a 2. Antes de superar o Palmeiras na final, o time argentino se classificou em primeiro lugar no Grupo 2 do torneio.

2001

Na edição de 2001 da Taça Libertadores, o Boca Juniors ganhou o seu quarto título — e segundo consecutivo — depois de vencer o Cruz Azul, time do México, nos pênaltis.

Uma curiosidade sobre essa edição é que com o título, o Boca Juniors ganhou o direito de participar da Copa Intercontinental de 2001 contra o Bayern de Munique, da Alemanha, que foi o campeão da Liga dos Campeões da UEFA do torneio de 2000-01.

2003

O Boca Juniors conquistou seu quinto título da Libertadores no ano de 2003 ao vencer o Santos, time paulista. O time venceu o rival brasileiro em ambas as partidas: de 2 a 0 na primeira, realizada em Buenos Aires, e de 3 a 1 na segunda, sediada em São Paulo.

Assim como aconteceu em 2001, a vitória do time argentino deu a ele a chance de disputar a Copa Intercontinental contra o Milan, da Itália, que foi o campeão da Liga dos Campeões da UEFA na edição de 2002-03.

Além disso, o Boca Juniors também participou da Recopa Sul-Americana de 2004. Na ocasião, a partida foi contra o campeão da Sul-Americana de 2003, o Cienciano do Peru.

2007

Na 48ª edição da Libertadores, o Boca Juniors se consagrou campeão pela sexta vez ao superar o Grêmio na final com um placar de 5 a 0. Essa foi a maior diferença em uma decisão de título na história do torneio.

Mas, antes mesmo de chegar à decisão, o time argentino fez história. Foi a primeira equipe a reverter uma desvantagem de dois gols sofrida em um jogo de ida da semifinal na história da Libertadores contra o Cúcuta Deportivo, da Colômbia.

Além de descobrir quantas Libertadores tem o Boca Juniors, agora você também sabe que o time é a segunda equipe que mais ganhou troféus nessa competição, perdendo apenas para o Independiente, também da Argentina. Com essas informações você terá muito mais assunto para puxar na sua roda de amigos e muito mais informações para fazer uma aposta na Libertadores, caso desejar.