A Polícia Militar de Alagoas (PM/AL) informou, nesta segunda-feira (11) que criou uma comissão para acompanhar as investigações sobre a morte do tenente Abraão da Silva Taveira, de 39 anos, que morreu após se ferir em um treinamento no Distrito Federal.

O militar, conhecido como Taveira, sofreu uma parada cardíaca quando participava de um curso de Cinotecnia, um tipo de treinamento de cães para trabalhos militares, administrado pela Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), e foi hospitalizado desde então. O acidente aconteceu no dia 30 de agosto.  

Segundo o diretor de Comunicação da Polícia Militar de Alagoas, Coronel Sérgio Galvão, a comissão que irá acompanhar as investigações sobre a morte do militar alagoano será formada por três oficiais. Eles devem viajar ainda esta semana para Brasília e vão acompanhar de perto as investigações que apuram as circunstâncias que levaram à morte do policial. 

Mais cedo, a família do tenente anunciou que irá solicitar a reprodução simulada da morte dele durante o inquérito, juntamente com o depoimento de testemunhas. A informação foi confirmada pelo advogado que representa a família do militar, Napoleão Júnior. Segundo ele, há suspeitas de um excesso e falta de atendimento imediato no local.

Na manhã de domingo (10), após receber honras militares em Brasília, o corpo do tenente chegou a Alagoas, no Aeroporto Zumbi dos Palmares em um avião da Força Aérea Brasileira. Recebido com honras militares, o caixão foi colocado no caminhão do Corpo de Bombeiros e um grande cortejo percorreu as ruas de Maceió em direção à Academia de Polícia Militar Senador Arnon de Mello (APMSAM), no Trapiche da Barra.

Foto: Ascom PM/AL

Após ser velado por algumas horas, o cortejo seguiu para a cidade de Garanhuns, onde foi sepultado na manhã desta segunda, no Cemitério São Miguel, na cidade de Garanhuns, em Pernambuco, sua terra natal.

O caso

Abraão da Silva Taveira, de 39 anos, era comandante do Canil do  Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) e estava internado desde o dia 30 de agosto, em um acidente enquanto participava de um curso, em Brasília (DF).

A morte foi confirmada pelo Bope-AL, por meio das redes sociais: “É com profundo pesar que lamentamos a trágica perda do 1º Tenente Taveira, Comandante do Canil do Bope de Alagoas. Sua partida prematura, durante a busca pelo aprimoramento profissional no Curso Operacional de Cinotecnia na PMDF, deixa um vazio inestimável em nossos corações e na comunidade policial”, destaca a publicação.

O tenente era natural de Garanhuns (PE) e ingressou na PM-AL em 2016, por meio do Curso de Formação de Oficiais.