No dia 1º de setembro, comemora-se o Dia do Profissional de Educação Física, aquele responsável por ensinar técnicas e práticas esportivas que vão além da sala de aula. Em parceria com o professor de Educação Física e conselheiro tutelar José Luíz Romeiro, conhecido como Zé Luiz, a Secretaria de Estado do Esporte, Lazer e Juventude de Alagoas desenvolve uma iniciativa educacional de campo com o objetivo de aprimorar a alfabetização de estudantes do ensino médio e fundamental de escolas públicas em Maceió.
O idealizador do projeto é o professor Zé Luiz. Para ele a aula de campo desempenha um papel fundamental na construção do conhecimento e no desenvolvimento do raciocínio lógico dos alunos. Ele explica: "A aula de campo não se limita à visita ao local em si. Ela engloba planejamento e conteúdos que conectam a teoria à prática, gerando discussões e contribuindo para o crescimento intelectual dos alunos. Esse é um momento singular, permitindo a aplicação dos conhecimentos adquiridos em sala de aula na observação direta dos fenômenos do espaço." O professor também destaca que escolas que estiverem interessadas no projeto podem entrar em contato pelo telefone: (82) 99980.9679.

Os estudantes do 5º ano da Escola Municipal Zaneli Caldas tiveram a oportunidade de vivenciar essa experiência. Eles participaram de uma aula de campo no Estádio Rei Pelé, seguindo rigorosamente as orientações sobre comportamento e roteiro da viagem, que incluíam os fundamentos dos conteúdos estudados em sala de aula. Durante a visita, eles puderam apreciar o Estádio Rei Pelé, também conhecido como Trapichão, a maior praça esportiva do estado de Alagoas.
O professor de Educação Física da Escola Municipal Zaneli Caldas, Thiago Caldas, que acompanhou os alunos durante a excursão, enfatiza a importância da parceria entre a escola, o educador e a Secretaria Estadual de Esportes para o sucesso da aula. “Os alunos ficaram encantados com a oportunidade de conhecer de perto a estrutura do Trapichão, palco dos dois maiores times de Alagoas CRB e CSA, e também visitaram o Museu dos Esportes Edvaldo Alves Santa Rosa (DIDA), o Hall da Fama e o Memorial Rainha Marta. Eles aprenderam que o Complexo Esportivo abrange diversas modalidades esportivas e serve à comunidade em geral. Realizamos uma atividade mais aprofundada, abordando temas relacionados à Educação Física. Esta foi a turma da manhã, e na próxima vez, levaremos a turma da tarde", acrescenta o professor.
