O fenômeno da Superlua, visto em grande parte do Brasil, atraiu uma multidão para a orla da Ponta Verde, em Maceió, nesta quarta-feira (30). Ainda durante a ocasião, aconteceu a primeira edição do Luau Massayó da Prefeitura, com apresentações artísticas na areia da praia, em um catamarã.

O evento lotou o calçadão da orla da praia da Ponta Verde e contou com o som da Banda Afarra e do DJ Monx, em frente à porta instagramável no local.

Foto: Reprodução/Prefeitura de Maceió

Muitos cidadãos aproveitaram para curtir o momento dentro do mar, pois devido à maré baixa, foi possível ter uma visão privilegiada de outro fenômeno conhecido como ‘Caminho de Moisés’.  

Foto: Reprodução/Prefeitura de Maceió

Além disso, o Luau Massayó também contou com o projeto da Praia Acessível, que disponibilizou cadeiras anfíbias para ajudar pessoas com dificuldade de locomoção a chegarem no mar e aproveitarem a maré baixa.

Em seu perfil do Instagram, a Prefeitura de Maceió compartilhou o relato de maceioenses e turistas que prestigiaram o evento. Vários ambulantes explicaram que o evento ajudou a aumentar as vendas e o lucro da noite.

As equipes da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Alurb) estiveram presentes para garantir a limpeza da orla e da praia.

Explicação do Fenômeno

A Superlua azul, como é chamada, é sempre a última superlua do ano. A lua estava maior e mais brilhante, pois estava no perigeu, ponto da órbita de máxima aproximação da Terra. De acordo com a Nasa, a próxima superlua azul acontece só daqui a 9 anos, em 2032.