Deputados devem aprovar 'novo empréstimo' para reestruturar dívida de Alagoas

24/08/2023 10:31 - Voney Malta
Por redação
Image

A votação deve ocorrer na primeira semana de setembro.  

Essa decisão foi tomada após reunião na Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira (23), organizada pelo presidente Marcelo Victor.

Além de deputados da situação - caso do líder do governo Silvio Camelo (PV), e de opositores como Cabo Bebeto (PL) e Fernando Pereira (PP) - o encontro contou com a participação da secretária da Fazenda Renata Santos.

Coube a ela explicar que não gera dinheiro novo o projeto de Lei que unifica em apenas um agente financeiro todos os empréstimos tomados durante o governo Renan Filho (MDB).

Ou seja - sendo repetitivo - todos os empréstimos conseguidos através de múltiplos agentes financeiros ficariam centralizados em um só ‘organismo’.

Isso se daria através de uma via de financiamento existente no Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o que significa que o BID ‘quita a dívida com os credores e Alagoas fica devendo ao Banco Interamericano’, digamos assim.

Segundo fontes da Assembleia, a aprovação do projeto vai gerar uma redução no serviço da dívida, que são os juros a serem pagos nos próximos 20 anos, de cerca de R$ 600 milhões.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..