A demolição da barraca Carlito, localizada na Avenida Álvaro Otacílio, no bairro da Ponta Verde, em Maceió, que seria realizada nesta terça-feira (22), foi adiada para a próxima sexta-feira (25). O adiamento foi definido após um acordo entre os proprietários da barraca e a Prefeitura de Maceió, para que o local seja esvaziado.
Segundo acordo, os proprietários devem retirar objetos e desocupar o local até a próxima quinta-feira (24). A Prefeitura irá colocar tapumes no entorno da barraca até que a demolição seja realizada.
A demolição da barraca atende a uma ordem judicial da Justiça Federal de Alagoas, de 2015, ajuizada pelo Ministério Publico Federal (MPF), no ano de 2010. Na época, a justiça determinou a demolição de 13 barracas, a maioria delas já foram demolidas aos longo dos anos. Além da Carlitos, outras duas barracas também devem ser demolidas.
Conforme a decisão da Justiça, na época da ação, os estabelecimentos e a Prefeitura de Maceió não estavam seguindo o projeto de reurbanização previsto para a Orla da cidade e irregularidades foram detectadas ao longo da faixa litorânea, como o tamanho de algumas barracas e aumento da área construída.
Após o acordo firmado com os proprietários do estabelecimento, a Prefeitura de Maceió se pronunciou, em nota, e explicou que a demolição ocorrerá após a desocupação do local. Leia a nota, na íntegra, abaixo:
“Sobre a Operação realizada hoje na orla, a Prefeitura de Maceió informa que entrou em acordo com os empresários responsáveis pela barraca Carlitos, os quais, em prazo estipulado em conjunto, voluntariamente se prontificaram a desocupar o imóvel, conforme determina laudo técnico elaborado pela Defesa Civil que constatou risco de desabamento iminente. Após a desocupação será efetivada a demolição controlada do imóvel.
Cumpre ressaltar que a atuação da PMM se deu dentro da legalidade, com o exclusivo objetivo de evitar risco à vida de frequentadores, funcionários e pessoas que utilizam aquele espaço."