Alagoas e outros estados do Brasil ficam sem energia após apagão nacional

15/08/2023 09:09 - Geral
Por Alícia Flores
Image

Atualizada às 9h50

Vários municípios alagoanos registram quedas de energia, na manhã desta terça-feira (15). Segundo a Equatorial Energia, a interrupção no fornecimento de energia elétrica faz parte de uma queda nacional. Após o apagão, alguns bairros de Maceió começaram a ter a energia restabelecida. 

Houve uma perturbação no Sistema Interligado Nacional (SIN), que afetou, pelo menos, 16 estados e o Distrito Federal. Amazonas, Piauí, Bahia, Acre, Amapá, Maranhão, Pernambuco, Goiás, Minas Gerais, Ceará, Santa Catarina, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, São Paulo, Pará e Paraíba também relataram falta de energia.

Segundo a Equatorial, o fornecimento já está sendo restabelecido em alguns bairros. Ainda por causa do apagão, nove municípios estão com o abastecimento e o sistema produtor paralisado. De acordo com as informações, as cidades afetadas são: Branquinha, Feliz Deserto, União dos Palmares, São Luis do Quitunde, Capela, Mar Vermelho, Pindoba, Maribondo e Tanque D'arca.

Cruz das Almas, Trapiche, Poço, Clima Bom, Santa Amélia, Jatiúca, Cidade Universitária, Benedito Bentes, Graciliano Ramos, Cambona foram algumas das localidades afetadas na capital. No interior, Santana do Ipanema, Poço das Trincheiras, Maravilha, Ouro Branco, Dois Riachos, São José da Tapera e municípios da Bacia Leiteira também ficaram sem energia. 

Segundo informações preliminares da Equatorial, houve atuação do Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC), que consiste em um mecanismo de proteção da rede para tentar restringir a perda de carga no sistema. Em todos os estados em que há concessão do Grupo, os trabalhos de normalização já foram iniciados. 

Em nota, o Operador Nacional do Sistema disse que uma ocorrência às 8h31 interrompeu a carga em estados do Norte e Nordeste, afetando também os do Sudeste.

"As causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas. A recomposição já foi iniciada em todas as regiões e até às 9h16, 6 mil MW já foram recompostos [dos 16 mil MW afetados]", informou o órgão.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..