Tem início nesta sexta-feira (11) a 10ª edição da Bienal Internacional do Livro de Alagoas. Após quatro anos sem a realização do evento, é grande a expectativa de organizadores, autores e leitores para a maior festa literária do estado.
Ao CadaMinuto, a organizadora da Bienal, Sheila Maluf, contou que são esperadas cerca de 400 mil pessoas ao longo dos 10 dias de evento, sendo 50 mil estudantes, de várias idades e escolas.
Além disso, a Bienal vai gerar, aproximadamente, 700 empregos temporários (considerando todos os processos, desde a montagem até a desmontagem). A expectativa é de um resultado final de R$ 5 milhões em vendas.
“O patrono desta edição é o Cacá Diegues e o homenageado é o Jorge de Lima. Teremos espetáculos sobre a vida do autor alagoano, no Teatro Gustavo Leite. Também vamos ter espaços instagramáveis, que foram ambientados pela arquiteta Mirna Porto”, explicou Sheila.
Realizada no Centro de Convenções, o evento terá palestras, mesas, oficinas, espetáculos de teatro, contações de histórias, música, poesia e muita leitura. Serão aproximadamente 300 lançamentos de livros ao longo do evento. Segundo a organizadora, a Bienal contará, ainda, com uma praça de lançamento de livros de autores independentes.
Neste ano, o evento é uma realização conjunta da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) com o Governo do Estado.
Estímulo à leitura
Sheila conta que a Bienal deve mostrar às crianças e aos jovens a importância dos livros, atraindo o público para a magia da literatura.
“Tudo que estamos fazendo é para enaltecer o protagonismo do livro, que é a maior função de uma Bienal. Se conseguirmos que a leitura seja a grande atração do evento eu já me considero feliz”, comentou a organizadora, pontuando que as gerações mais novas estão muito envolvidas com a era eletrônica e vão deixando os livros de lado.
“Espero que a Bienal mostre a magia dos livros e como eles nos fazem amadurecer intelectualmente”, reforçou.
Programação
Sheila garantiu aos visitantes que a Bienal contará com uma programação variada, com autores nacionais, locais, apresentações culturais, em um clima vibrante de cultura.
“A Bienal é o maior evento literário de Alagoas e a única com entrada gratuita no país. Do dia 12 até o dia 20 teremos programação das 10h às 22h”, convidou.
Toda a programação está disponível no site https://bienaldealagoas.com.br