Usuários dos serviços laboratoriais do Centro de Patologia e Medicina Laboratorial (CPML) unidade assistencial da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) denunciaram à redação do CadaMinuto, nesta segunda-feira, 07, a suspensão de alguns serviços prestados pela unidade à população usuária do Sistema Único de Saúde (SUS).
Conforme relatos de usuários alguns exames laboratoriais como o parasitológico de fezes não estão sendo realizados o que, segundo informações, ocasiona transtornos, já que não tiveram informações sobre a suspensão ou o retorno dos serviços e os exames são complementares para dar sequência a outros atendimentos médicos.
Por meio de sua assessoria de Comunicação, o CPML informou que para realização de exames parasitológicos é necessária a adequação de ambiente às normas da vigilância sanitária específicas e devido às atualizações na estrutura e nos procedimentos, a realização dos exames de parasitologia não está ofertada na unidade. No entanto, estão trabalhando para em breve ofertar este serviço.
Confira abaixo a nota na íntegra:
Nota de Esclarecimento CPML Uncisal
O CPML/Uncisal informa que, atua em regime de 24 horas realizando exames na área de hematologia, urinálise bioquímica, imunologia, hormônio e anatomia patológica em pacientes de urgência e emergência junto aos hospitais escolas da Uncisal e do estado de Alagoas.
Para realização de exames parasitológicos é necessário adequação de ambiente as normas da vigilância sanitária específicas para esse exame e devido a atualizações em nossa estrutura e em nossos procedimentos, a realização de exames de parasitologia não é ofertada em nossa unidade. Estamos trabalhando para que em breve possamos ofertar este serviço a nossa comunidade externa. Estamos à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas adicionais.