Alunos da Escola Municipal Selma Bandeira recebem prêmios das Olimpíadas de Raciocínio Mind Lab

04/08/2023 16:53 - Maceió
Por Assessoria
Image

Estudantes da escola municipal Selma Bandeira receberam, na última quinta-feira (3), das mãos da secretária-adjunta de Educação de Maceió, Noêmia Pereira, tablets, notebooks e materiais educacionais como premiação pela conquista do bicampeonato das Olimpíadas de Raciocínio. A iniciativa é fruto da parceria com o Programa MenteInovadora da Mind Lab, que completou 10 anos em 2023.

Os alunos Lucas Arruda, Vitor Gabriel, Douglas Cleiton, Joedson Mariano e a professora Maria Eulina dos Santos Pinheiro foram premiados por terem o melhor desempenho nas Olimpíadas de Raciocínio, realizada em parceria com a empresa Mind Lab, no ano de 2020. A premiação foi adiada, na ocasião, devido ao cenário de pandemia.

A parceria atende cerca de 15.479 alunos de 40 escolas. Os alunos da rede municipal são beneficiados pela metodologia do Programa MenteInovadora desde 2013 e recebem jogos e materiais pedagógicos, que fazem parte do currículo de forma transversal.

O projeto visa desenvolver nos alunos habilidades socioemocionais por meio de atividades lúdicas e assim os professores da rede municipal incorporam à rotina escolar à metodologia. 

A secretária-adjunta de Educação de Maceió Noêmia ressaltou a importância da parceria com o projeto Mind Lab. “O programa é uma excelente ferramenta para impulsionar os estudantes no desenvolvimento de suas habilidades. Hoje eles são inspirações para os seus colegas de ensino e mostram que nossos alunos podem conquistar cada vez mais”, pontuou Noêmia Pereira.

Segundo o aluno Vitor Gabriel, o projeto foi além da sala de aula e ajudou a criar vínculos de amizade com a equipe. “Fazer parte dessa equipe é incrível, aprendi muitas coisas, competimos, somos bicampeões das Olimpíadas de Raciocínio Mind Lab e além de tudo isso. Fiz amizades que quero levar pro resto da minha vida”, disse.

A professora Maria Eulina contou como foi a trajetória dos alunos no projeto. “Os alunos se voluntariaram para participar das equipes de preparação. Fomos campeões nos anos de 2018 e 2019, fruto de um trabalho em equipe, que promoveu experiências únicas para cada um. Fomos juntos caminhando e nos fortalecendo como equipe, sendo uma trajetória magnífica”, enfatizou. 

MenteInovadora

O Programa MenteInovadora é uma solução para saltos de aprendizagem dos componentes curriculares, oportunizando a redução das desigualdades nas redes de ensino. Através de conteúdos alinhados com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), agrega mudanças na prática pedagógica e auxilia na aprendizagem integral dos alunos.

A metodologia parte da associação de métodos de organização do pensamento à capacitação constante dos professores para utilizarem jogos de raciocínio, a fim de estimular reflexões nos alunos. 

A Mind Lab trabalha com cerca de 50 jogos de raciocínio adaptados para o contexto brasileiro. O currículo é estruturado progressivamente por semestre para desenvolver habilidades específicas nos alunos de acordo com sua faixa etária e necessidades de desenvolvimento para alunos da creche à educação de jovens e adultos.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..