“Acordo com Maceió não impede que Estado busque seus direitos na Justiça”, diz Prefeitura

27/07/2023 12:02 - Vanessa Alencar
Por redação
Image

Em nota, a Prefeitura de Maceió reforçou que o acordo homologado pela Justiça Federal, firmado entre o Município e a mineradora Braskem, limitou-se, exclusivamente, à área situada na capital, o que não impede que o Estado ou outros municípios que se sintam prejudicados pela tragédia ambiental busquem seus direitos na Justiça.

No início do texto encaminhado ao blog, a prefeitura destaca que o acordo homologado pelo juiz André Granja, da 3ª Vara da Justiça Federal de Alagoas, é o maior acordo de reparação de danos do estado, no valor de R$ 1,7 bilhão, para amparo às vítimas do afundamento dos bairros e execução de obras estruturantes no município.  

Na quarta-feira (26), o governador de Alagoas, Paulo Dantas, solicitou ao ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Aroldo Cedraz, que não permita a possível venda da mineradora antes que os moradores e o Estado sejam ressarcidos. No encontro, ocorrido em Brasília, Dantas também criticou o acordo firmando entre a mineradora e o Município de Maceió, alegando que ele exclui os moradores da capital e de outras 12 cidades no entorno.

Confira a íntegra da nota da Prefeitura de Maceió:

A Prefeitura de Maceió firmou na semana passada o maior acordo de reparação de danos do estado, no valor de R$ 1,7 bilhão, para amparo às vítimas do afundamento dos bairros e execução de obras estruturantes no município.  

O acordo com a Braskem, homologado pelo juiz da 3ª Vara Federal em Alagoas André Luís Maia Tobias Granja, limitou-se, exclusivamente, à área situada no território de Maceió, não impedindo, por óbvio, que o estado de Alagoas ou mesmo outros municípios, que se sintam prejudicados pela tragédia, busquem seus direitos na Justiça.

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..