A conquista da certificação SISBI pela Cooperativa Boi de Engenho marca o início de uma nova fase para a cadeia da bovinocultura de corte no estado, cujo processo também contou com a participação do Sebrae Alagoas. Para ajudar a empresa na obtenção do selo, que libera a venda dos seus produtos em todo o país, algo inédito no estado, o Sebrae começou a orientar o grupo de criadores ainda em 2017.

“As nossas consultorias atuaram na criação e no desenvolvimento da marca, planejamento estratégico do negócio, realização de missões focadas na gestão, capacitação sobre manejo de pasto e cooperativismo”, revela Jacqueliny Martins, analista do Sebrae e gestora do Projeto de Bovinocultura de Corte.

Ela explica que essa parceria foi fundamental para atingir os resultados hoje apresentados, inclusive com a contratação de consultores de fora de Alagoas, especialistas no assunto. “Todo o trabalho teve como foco atender as exigências do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal”, completa.

Na última segunda-feira (17), durante visita técnica à cooperativa, a diretora de Administração e Finanças do Sebrae Alagoas, Juliana Almeida, destacou principalmente o fato de a certificação autorizar a circulação dos produtos da Boi de Engenho em todo o território nacional.

“A expectativa é gerar mais empregos com a expansão de exportação dos produtos. Isso sim é um negócio de sucesso. Quero parabenizar todos os envolvidos, que já atuaram e continuam trabalhando muito para continuar crescendo e alcançando grandes conquistas como essa”, afirma.

O evento para entrega do selo SISBI acontece amanhã (20) no Palácio República dos Palmares, com a presença do governador Paulo Dantas, da secretária estadual de Agricultura, Carla Dantas, e do diretor-presidente da Agência de Defesa Agropecuária de Alagoas (Adeal), Otávio Tavares Filho. O diretor-superintendente do Sebrae Alagoas, Vinicius Lages, também confirmou presença no evento.

A Boi de Engenho abate animais de produção própria com todo o acompanhamento sanitário. Depois disso, prepara cortes especiais e produtos que já estão presentes em muitos estabelecimentos comerciais em Alagoas, como restaurantes, supermercados e açougues, sendo Maceió seu principal mercado consumidor.

Segundo o diretor-presidente Victor Gonçalves, o slogan “Qualidade da fazenda à mesa” é a prova da preocupação em entregar sempre o melhor resultado aos amantes de uma boa carne.

“Nosso próximo passo é alcançar novos mercados, pois há muito tempo éramos procurados por quem conhecia a nossa qualidade, mas não podíamos comercializar pela ausência do selo. Essa realidade agora mudou. Um produto com origem inspecionada é segurança para o produtor e também para quem saboreia a nossa carne”, confirmou.

Ele lembrou que essa conquista abre caminhos para novas oportunidades, inclusive gerando mais empregos. “Estamos muito felizes com o resultado. Somos os primeiros a alcançar esse selo em Alagoas. Desde o início mantivemos a constância, a coragem de trabalhar e a determinação para vencer os desafios, fazendo com que as coisas aconteçam”, disse. Segundo o diretor, com a conquista do selo do SISBI, a produção irá aumentar consideravelmente.

*Com assessoria da Cooperativa Boi de Engenho.