O presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems-AL) e vice-presidente da região Nordeste, Rodrigo Buarque, vai coordenar no dia 18 das 16h às 18h a Mesa sobre “O Financiamento e os Órgãos de Controle.”

A contribuição do titular do Cosems-AL será no XXXVII Congresso do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), que reunirá em Goiânia/Goiás, mais de 9,3 mil secretários e técnicos municipais de Saúde; estudiosos e militantes do Sistema Único de Saúde (SUS) do país.

Segundo Rodrigo, o aumento das demandas da população por serviços de Saúde e o corte de recursos neste setor tem sido mais preocupante que o habitual, sobretudo após a fase mais aguda da pandemia.

Segundo ele, o Sistema vem enfrentando uma batalha diária para atender as demandas reprimidas dos últimos anos e as necessidades adicionais, como a vacinação, vigilância e os casos de Covid-19 e, na contramão disso, a queda de recursos tem afligido os gestores e técnicos municipais da Saúde.

Rodrigo também vai coordenar no dia 19, das 9 às 12h, a mesa sobre Indicadores Epidemiológicos e Gestão como elementos norteadores para a redução da mortalidade materna e infantil no Brasil.

De acordo com ele, o objetivo é discutir estratégias e propor iniciativas para o enfrentamento das situações que muitas vezes levam à morte materno-infantil e fetal.