SSP cria grupo de trabalho para monitorar impacto do programa Vida Nova nas Grotas na redução da violência em Alagoas

13/07/2023 13:29 - Maceió
Por Agência Alagoas
Image

A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) deu início a uma avaliação sobre o quanto as intervenções do programa Vida Nova nas Grotas, do Governo de Alagoas, têm impactado na redução da violência dentro das comunidades periféricas de Maceió.

A primeira reunião coordenada pela Chefia Especial de Inteligência da SSP e pelo Núcleo de Estatística e Análise Criminal (Neac), realizada nessa quarta-feira (12), contou com a participação de representantes da Secretaria de Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand) e também do programa da Organização das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos, o ONU Habitat.

Além de fazer levantamentos de dados referentes aos índices criminais de antes e depois das intervenções nas comunidades já atendidas pelo programa, o objetivo do grupo de trabalho é ampliar o diálogo entre as instituições e reforçar a elaboração de políticas públicas para as próximas regiões que devem receber as melhorias nas condições de vida, inclusão territorial e de redução de desigualdades socioeconômicas.

A ação conjunta ainda deve identificar correlações de problemas sociais e indicar projetos que ajudem na solução e, consequentemente, ajudem ainda mais na queda da criminalidade. De acordo com o chefe especial de Inteligência da SSP, major Raumário Jerônimo, a avaliação permitirá que a ação da Segurança Pública seja direcionada com mais resolutividade junto às parcerias que devem ocorrer em prol das comunidades atendidas. “A ideia é, tendo em vista que o urbanismo e arquitetura influenciam diretamente nos índices de segurança pública, combinar as atuações para direcionar onde as secretarias podem agir maximizando a eficiência”, afirmou ele.

Os dados coletados passarão pela análise do Neac, segundo o chefe do Núcleo, capitão Sidcley dos Santos. “Vamos ajudar no mapeamento das áreas específicas. Atualmente a gente já consegue avaliar dados por bairro, mas estamos trabalhando na coleta de informações mais detalhadas para fazer essa avaliação específica dentro das grotas. Esse é um trabalho inicial que com certeza resultará em bons resultados no futuro”, disse o oficial. Entre os participantes da reunião estavam a superintendente especial de Transporte e Desenvolvimento Urbano da Setrand, Andreia Estevam; e os analistas do Programa Vida Nova nas Grotas e do ONU Habitat, Gustavo Aires e Paula Zacaria, respectivamente.

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..